ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Audiência Pública sobre solicitação de reajuste de 27% da Sanesul será amanhã

Renata Volpe Haddad | 24/08/2015 14:45
Audiência pública acontece amanhã e determina o valor do reajuste do saneamento da Sanesul. (Foto: Caroline Maldonado)
Audiência pública acontece amanhã e determina o valor do reajuste do saneamento da Sanesul. (Foto: Caroline Maldonado)

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), solicitou reajuste extraordinário de 27,356% em todos os 68 municípios administrados pela empresa e amanhã (25), acontece a audiência pública solicitada pela Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), para revisão da tarifa dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O reajuste anual da empresa foi publicado no Diário Oficial do Estado em 27 de maio, com valor de 8,17% que repõe a perda com a inflação e neste mês, os consumidores começaram a pagar mais caro pelos serviços da Sanesul.

Segundo a nota técnica regulatória apresentada pela Agepan, a Sanesul considerou o contexto econômico e as projeções de aumento nos preços administrados por contratos, que impactam a telefonia fixa, combustíveis e energia elétrica, sendo o fator que mais impactou no aumento das despesas da empresa, para determinar o valor do reajuste.

Consta ainda na nota técnica, que a agência recomenda o IRTE (Índice de Revisão Tarifária Extraordinária) de 3,84% relativo ao repasse para o consumidor, para recompor despesas com o aumento de energia. É recomendado também pela Agepan, adicionalmente o IRTE de 17,92%, relativo a geração de recursos para investimentos, a ser aplicado a partir de 1º de outubro de 2015.

Outro fato recomendado pela agência é que se caso não ocorram os investimentos, as previsões sejam ajustadas com reflexos em redução nas tarifas. A Agepan solicita também que seja discriminada nas faturas de água e esgoto dos usuários, a parte da tarifa que está remunerando os investimentos.

Audiência – Hoje (24) é o último dia para interessados enviarem sugestões, comentários e questionamentos prévios pelo email ouvidoria@agepan.ms.gov.br ou, pessoalmente, na sede da Agepan. A documentação sobre o assunto, o modelo para envio de contribuições e demais informações sobre a participação estão disponíveis no site www.agepan.ms.gov.br e podem ser retirados na sede da agência.

A audiência será às 9h, no auditório da Agepan, que fica na Avenida Afonso Pena, nº 3026, Centro, em Campo Grande. A partir das 10h, haverá um a exposição técnica do assunto, em seguida, leitura da relação das contribuições recebidas, perguntas e respostas, manifestação oral dos inscritos previamente e, por fim, avaliação e encerramento. O término está previsto para depois da manifestação do último credenciado, sendo 13h o horário limite.

A empresa de saneamento atende os municípios de Mato Grosso do Sul, com exceção de Campo Grande, Bandeirantes, Bela Vista, Cassilândia, Corguinho, Costa Rica, Glória de Dourados, Jaraguari, Rochedo e São Gabriel. A Capital tem outra concessionária e as demais cidades são atendidas por suas prefeituras, segundo a Sanesul.

Nos siga no Google Notícias