A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016

11/06/2014 14:37

Banco Central lança aplicativo para ajudar na identificação de notas falsas

Caroline Maldonado
Aplicativo vai ajudar a descobrir notas falsas (Foto: Cleber Gellio)Aplicativo vai ajudar a descobrir notas falsas (Foto: Cleber Gellio)

Foi lançado pelo BC (Banco Central), um aplicativo para facilitar o reconhecimento das cédulas do Real, tanto para brasileiros como para turistas estrangeiros. O aplicativo Dinheiro Brasileiro, que fornece informações sobre os elementos de segurança das cédulas está disponível, gratuitamente, em português, inglês e espanhol na App Stores e na Google Play.

Veja Mais
Copa do Mundo: o que os turistas vão encontrar por aqui?
Banco Central flexibiliza o horário de atendimento dos bancos na Copa

O aplicativo identifica a nota por comparação de imagem, assim que o smartphone ou o tablet é colocado sobre a cédula. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados. O aplicativo fornecerá informações para que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida. De acordo com o Banco Central, o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.

O BC destaca que as cédulas do Real contêm diversos elementos de segurança de fácil identificação como, por exemplo, o auto-relevo em diversos pontos da nota. A cédula tem também o número escondido, que fica visível quando ela é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em local com bastante luz. O valor da nota pode ser visto ainda na marca-d’água, que também tem a imagem do respectivo animal.

Câmbio legal - O BC lançou ainda uma nova versão do aplicativo Câmbio Legal, criado no ano passado, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira. Agora, a ferramenta conta com novas funcionalidades, como consulta do VET (Valor Efetivo Total), cobrado nas operações de câmbio nas instituições desejadas e conversão de mais de 160 moedas diferentes. O aplicativo também mostra o histórico das cotações realizadas.

Copa do Mundo: o que os turistas vão encontrar por aqui?
Creio que não seja novidade a nenhum brasileiro a situação das obras para a Copa que se aproxima. Para dizer a verdade, já esperava que isso acontece...
Banco Central flexibiliza o horário de atendimento dos bancos na Copa
O Banco Central (BC) autorizou os bancos a atender ao público em horário alternativo em dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa...
Cooperativa é destaque no ranking de projeções econômicas do Banco Central
O Sicredi, mais uma vez, foi destaque no prêmio anual do Banco Central Top 5 que lista as cinco melhores instituições em projeções econômicas do Bras...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions