ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Banco Central proíbe exclusividade para os empréstimos consignados

Marta Ferreira | 14/01/2011 11:47

O Banco Central comunicou hoje às instituições financeiras que a partir de agora fica proibida a celebração de convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições; inclusive os empréstimos consignados em folha de pagamento.

O assunto é polêmica em Mato Grosso do Sul desde que o Governo do Estado restringiu as operações de crédito consignado ao Banco do Brasil e as outras instituições foram à Justiça para manter o direito. Hoje, os outros bancos até fazem empréstimos, mas apenas com prazos de até 48 vezes, o que, na prática, tirou praticamente toda a clientela, pois o BB oferece empréstimos consignados em até 98 parcelas.

A informação sobre a nova regra do Banco Central foi divulgada esta manhã pela assessoria de imprensa do BC. A medida está inserida no âmbito dos estudos permanentemente desenvolvidos pelo Banco Central para aprimorar os mecanismos que visam a facilitar o acesso ao crédito e promover a eficiência do SFN (Sistema financeiro nacional).

Dessa forma, a decisão contribui para estimular a eficiência na intermediação financeira, fator fundamental para a disseminação do crédito, de acordo com o comunicado da autoridade monetária. O BC destaca ainda que a proibição de exclusividade estimula a concorrência e, com isso, cria condições adequadas para redução do spread bancário (diferença entre o custo de captação pago ao cliente e os juros cobrados na concessão do crédito), além de promover a inclusão financeira.

Nos siga no Google Notícias