ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Banco deve informar custo total de empréstimo a cliente

Redação | 06/03/2008 19:34

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) recomendou às instituições filiadas que cumpram a determinação do CMN (Conselho Monetário Nacional) de informar em uma única taxa o custo total da operação de crédito relativa a financiamento para pessoa física, segundo informou hoje o superintendente de imprensa da Febraban, William Salasar.

Salasar afirmou que o  Custo Efetivo Total (CET), em vigor desde a última segunda-feira, é resultado de uma discussão que envolveu também os agentes financeiros. Pela nova regra, em todas as operações de crédito, como leasing e crediário em lojas, as instituições financeiras devem informar em uma única taxa o custo total do produto, considerando juros, tributos, tarifas (como a de abertura de crédito), seguros e outras despesas cobradas dos clientes. A medida facilita para o cliente a comparação do custo do produto pretendido entre os diferentes agentes financeiros e optar pelo melhor serviço.

A norma do BC estaelece que o agente financeiro que não cumprir as regras está sujeito a multa, advertência e possível afastamento do responsável. Em caso de desrespeito às regras, o primeiro passo para o cliente é procurar a instituição e tentar resolver a questão. Se necessário, deve procurar a ouvidoria do banco, e em último caso, reclamar no serviço do Banco Central de atendimento ao cliente pelo telefone 0800 979 2345.

Nos siga no Google Notícias