ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Bancos e telefônicas são os que mais lesam o consumidor

Redação | 01/08/2008 09:50

As financeiras e as operadoras de telefonia fixa e móvel figuram como os prestadores de serviço que mais lesam o consumidor no Cadastro de Reclamações Fundamentadas contra Fornecedores, divulgado nesta sexta-feira pelo Procon/MS (Superintendência de Orientação e Defesa do Consumidor) no Diário Oficial do Estado.

O cadastro traz casos de lesão e ameaça aos direitos do consumidor considerados procedentes em definitivo pelo órgão, nos últimos 5 anos. As informações podem ser questionadas pelos fornecedores em um prazo de cinco dias a contar de hoje.

Nos últimos anos houve uma forte expansão do crédito e no topo das reclamações estão justamente instituições bancárias, empresas de crédito, seguradoras e afins, com cerca de 400 casos de ofensa ao direito do consumidor.

No caso das financeiras, na maior parte dos casos, o Procon se fundamentou no não comparecimento das prestadoras de serviço à convocação feita pelo órgão (que aparece para quase todos os fornecedores da listagem), constatações de cláusulas abusivas, falta de clareza e juros abusivos.

O superintendente do Procon, Lamartine Ribeiro, afirma que o órgão está vigilante em relação às publicidades feitas pelas instituições que operam crédito.

Ele afirma que é comum o envio de mala direta com informações sobre empréstimos sem que sejam informados as taxas e os juros, o que fere o direito do consumidor.

Nos siga no Google Notícias