ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

BC cria boleto de oferta para distinguir de documento de cobrança

Marta Ferreira | 06/06/2012 10:34

Para evitar que o consumidor pague por um serviço a ser eventualmente prestado como se fosse uma dívida, o Banco Central (BC) criou o boleto de oferta, que será emitido, por exemplo, em casos de assinatura de revistas, seguros e doações. A ideia é deixar claro que o pagamento não é obrigatório, diferentemente do boleto de cobrança. O documento foi criado hoje (6) pelo BC por meio da Circular n° 3.598.

“Com o novo instrumento, o cidadão vai poder mais facilmente distinguir entre o pagamento de uma dívida e o de um serviço a ser eventualmente prestado”, diz nota do Banco Central.

O BC acrescenta que, até então, a capacidade de distinção era limitada. Com isso, os consumidores poderiam ser levados a pagar, inadvertidamente, boletos de cobrança entendidos como dívidas, por temerem que o não pagamento resultasse em protestos e cobranças e na inclusão de seus nomes em cadastros de restrição ao crédito.

Segundo o Banco Central, os boletos de oferta terão que conter a informação de que o seu pagamento não é obrigatório. Assim, o cliente poderá decidir se quer pagar pelo serviço oferecido. “Além disso, o próprio boleto explicitará que o não pagamento não implicará protestos, cobranças judiciais ou extrajudiciais nem a inclusão do nome do destinatário em cadastros de restrição ao crédito”.

O BC informou ainda que o boleto de cobrança também passou por mudanças. “Com as novas regras, torna-se possível disponibilizar os recursos ao recebedor no mesmo dia do pagamento pelo devedor, para valores acima de R$ 250 mil, dependendo apenas de negociação entre o cliente/credor e a instituição financeira contratada para executar a cobrança, já que agora a operação interbancária se dará obrigatoriamente no mesmo dia”. Essa regra do boleto de cobrança valerá a partir de 22 de abril de 2013.

Além dos bancos, o BC informa que instituições como corretoras e financeiras agora já podem emitir os boletos de cobrança correspondentes aos serviços executados. “Dessa forma, amplia-se a competição no mercado financeiro”, diz o comunicado do Banco Central.

Nos siga no Google Notícias