ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Blecaute ocorreu minutos após Centro-Oeste bater recorde no consumo de energia

Liana Feitosa | 20/01/2015 20:52

O Centro-Oeste brasileiro registrou recorde de carga de energia elétrica às 14h32 desta segunda-feira (19), segundo o relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgado nesta terça-feira (20). O pico no consumo ocorreu minutos antes do blecaute que atingiu, além do Centro-Oeste, também as regiões Sudeste e o Sul.

Por causa do recorde, o ONS ordenou o corte de carga para normalizar a frequência do sistema interligado nacional. Uma redução da frequência do sistema ocorreu diante de aumento da demanda por energia no horário de pico e restrição na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, com perda posterior de unidades geradoras de algumas usinas.

Verão - Segundo o Operador, é comum que recordes de carga ocorram em janeiro devido às altas temperaturas que elevam o consumo de eletricidade, principalmente pelo uso intenso de equipamentos de refrigeração.

Em Mato Grosso do Sul, o apagão, determinado pela ONS, foi realizado pela Enersul entre 13h54m e 14h43 nas cidades de Corumbá, Sidrolândia, Bodoquena e Campo Grande seguindo os procedimentos operacionais vigentes no setor elétrico e atingiu 39 MW.

A Elektro também interrompeu o fornecimento de energia elétrica por cerca de 40 minutos em Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Selvíria. De acordo com a empresa, o corte foi em torno de 6% da carga consumida, 200MW.

Em entrevista à Agência Brasil hoje, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que um problema acarretou os desligamentos por prevenção. "O nosso sistema é robusto, pode haver falha técnica e humana, precisamos apurar. O que aconteceu foi uma falha aparentemente técnica na rede Norte-Sul, que acabou acarretando o desligamento por prevenção", explicou.

Com informações do Portal UOL.

Nos siga no Google Notícias