ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Bovespa fecha pregão com alta de 2,05% estimulado pelas boas notícias externas

Stênio Ribeiro, da Agência Brasil | 28/11/2011 21:07

O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou o pregão de hoje (28) com alta de 2,05%, aos 56.017 pontos, depois de negociações que somaram R$ 5,304 bilhões. Em sentido contrário, o dólar recuou 1,66%, cotado a R$ 1,855.

Foi um início de semana estimulado por expectativas positivas em torno de um plano de resgate que o Fundo Monetário Internacional (FMI) estaria preparando para a Itália, em caso de agravamento da crise da dívida naquele país, como divulgou a imprensa italiana no fim de semana, de acordo com o Panorama Diário da Lerosa Corretora de Valores.

A expectativa cresceu também com as notícias de melhor sintonia de integração fiscal no discurso dos governos alemão e francês em relação ao papel do Banco Central Europeu (BCE). Sintonia que poderá ser avaliada na reunião que os ministros de finanças da zona do euro farão amanhã (29) com o objetivo de dar mais fôlego aos países da região na rolagem dos títulos da dívida nos próximos meses.

O clima de otimismo fez com que as principais bolsas da Europa registrassem fortes altas hoje. O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, avançou 3,6%, seguido por altas de 4,6% na Alemanha, Itália e Espanha, 5,46% na França, 2,87% na Inglaterra e 2,83% em Portugal.

Vieram boas notícias também dos Estados Unidos, em função de melhoras no comércio varejista e na venda de imóveis novos, que alavancaram alta de 2,58% no Índice Dow Jones, de Nova York, e também refletiram no mercado brasileiro de ações, segundo o economista André Perfeito, da Gradual Investimentos.

Nos siga no Google Notícias