ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Brasil vai cobrar no G20 medidas urgentes para combater a crise, diz Dilma

Daniel Mello, da Agência Brasil | 01/11/2011 00:55

A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse na noite de hoje (31) que a posição do Brasil na reunião do G20 será a de cobrar medidas “urgentes e emergenciais” de combate à crise e, também, um “plano de sustentação do crescimento”. Para a presidenta, os europeus, neste momento, devem encontrar uma solução rápida para o problema.

“Inegavelmente a solução imediata da crise, apesar de ser responsabilidade dos países avançados, é, neste momento, particularmente dos europeus”, ressaltou a presidenta ao participar de uma premiação para empresários promovida pela Carta Capital. “Nós sabemos como é importante que as soluções não tardem, não demorem. É muito importante que nós tenhamos clareza dos problemas e possamos resolvê-los de imediato”, completou.

“Cada um dos empresários aqui presente é um sobrevivente”, disse ainda Dilma Rousseff para explicar por que se sentia inspirada pela plateia para participar do encontro de líderes mundiais que ocorre em Cannes, na França, nos dias 3 e 4. Ela viaja para o encontro ainda hoje.

De acordo a presidenta, apesar de o Brasil ter sido pouco afetado pelas “turbulências” até o momento, uma crise longa fatalmente causará efeitos maiores sobre a economia nacional. Por isso, defendeu que as nações mais desenvolvidas economicamente adotem ações de estímulo para combater a recessão. “Estímulos ao crescimento, ao emprego das populações de todos os países do mundo, são bons instrumentos para que possamos superar e controlar a crise”.

Esse tipo de ação, ressaltou Dilma, não é uma “opção ideológica”, mas uma questão de adotar a saída mais eficiente para o problema. “Vamos deixar claro na reunião do G20 que não acreditamos que a crise será superada com a guerra cambial e a velha receita da recessão e do desemprego”.

Para exemplificar o sucesso brasileiro de combate à recessão, a presidenta citou o desempenho da economia nacional na crise de 2008, que superou as dificuldades com “ investimentos, desonerações tributárias e estímulo ao consumo e ao crescimento”.

Nos siga no Google Notícias