ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Caem vendas no comércio varejista de MS, aponta IBGE

Bruno Chaves | 12/06/2014 09:44
Mesmo com queda nas vendas, receita nominal cresceu 2,7% (Foto: Cleber Gellio)
Mesmo com queda nas vendas, receita nominal cresceu 2,7% (Foto: Cleber Gellio)

A Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada nesta quinta-feira (12), revelou que as vendas no comércio varejista de Mato Grosso do Sul caíram 0,60% em abril de 2014. No mesmo período, a receita nominal das vendas cresceu 2,7%. Ambos resultados são em relação ao mês anterior e ajustados sazonalmente.

Os dados estaduais seguem a tendência nacional, uma vez que o volume de vendas no varejo do País caiu 0,4%, com alta de 0,6% na receita nominal. O objetivo da pesquisa do IBGE é produzir indicadores que permitam acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e de seus principais segmentos.

Em relação à participação dos estados na composição da taxa positiva do Comércio Varejista, na comparação abril e março de 2014, sobressaíram, pela ordem: Roraima (6,1%), Amapá (3%) e Espírito Santo (2,3%).

Dos 14 estados que apresentaram redução nas vendas do comércio, os destaques negativos foram Acre (-3,9%), Maranhão (-3,3%) e Bahia (-3,0%). Mato Grosso do Sul figurou na 10º posição do ranking, com -0,6%.

Das 10 atividades pesquisadas no comércio varejista ampliado, na série com ajuste sazonal, sete tiveram variações negativas no volume de vendas: -0,1% para Móveis e eletrodomésticos; -0,5% em Material de construção; -0,8% em Combustíveis e lubrificantes; -1,0% para Tecidos, vestuário e calçados; -1,4% em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; -2,6% para Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e -2,7% em Livros, jornais, revistas e papelaria.

As atividades que apresentaram resultado positivo foram Veículos e motos, partes e peças (5,4%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%); e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,0%).

Nos siga no Google Notícias