ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Caixa passa a financiar apenas um imóvel com recursos da poupança

Caroline Maldonado | 17/08/2015 10:21
Cliente não pode financiar mais que um imóvel com recursos da poupança (Foto: Arquivo/Luciana Brazil)
Cliente não pode financiar mais que um imóvel com recursos da poupança (Foto: Arquivo/Luciana Brazil)

A partir de hoje (17), quem tem imóvel financiado pela Caixa Econômica Federal com recursos da poupança não poderá mais financiar outro imóvel na mesma modalidade. A medida é valida para a linha SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

Conforme a Caixa, a nova restrição atinge apenas 2,4% dos financiamentos disponíveis. Segundo o banco, a medida não tem grande impacto, porque dificilmente um cliente financia mais de um imóvel no banco com recursos do SBPE.

O banco já adotou diversas restrições aos financiamentos do SBPE. Em janeiro e em abril, a Caixa aumentou os juros das linhas de crédito. Em abril, o banco reduziu, de 80% para 50% do valor, o limite máximo de imóveis usados que pode ser financiado.

A Caixa é a principal instituição que atua no crédito imobiliário no país, com 70% dos financiamentos do setor. Por meio dessa linha, os bancos financiam imóveis novos ou usados com saldo da caderneta de poupança. No primeiro semestre deste ano, as retiradas superaram os depósitos em R$ 38,5 bilhões, o pior resultado desde o início da série histórica, em 1995.

Nos siga no Google Notícias