ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Campo Grande perdeu 4,9 mil passageiros e 1,6 mil voos no ano

Renata Volpe Haddad | 28/10/2015 09:25
Número de pousos e decolagens e de passageiros apresenta quedas em 2015. (Foto: Marcos Ermínio)
Número de pousos e decolagens e de passageiros apresenta quedas em 2015. (Foto: Marcos Ermínio)
Redução de passageiros e voos pode estar ligada a alta do dólar e crise mundial. (Foto: Marcos Ermínio)
Redução de passageiros e voos pode estar ligada a alta do dólar e crise mundial. (Foto: Marcos Ermínio)

Nos primeiros nove meses deste ano, Campo Grande perdeu 1.651 voos em comparação com o mesmo período de 2014, apresentando queda de 8,8%. Houve também retração de 4% no número de passageiros no acumulado deste ano, sendo que 4.962 pessoas deixaram de viajar de avião, de acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Os motivos, de acordo com a presidente da Abav/MS (Associação Brasileira de Viagens Aéreas), Cristina Albuquerque, podem ser a crise mundial e o dólar alto. Porém, um fato que chama a atenção, é a redução de voos que fazem conexão reinternacional.

"Exemplo disso é o voo direto para Guarulhos. A conexão acaba sendo complicada por causa dos horários que não batem e os passageiros muitas vezes tem que dormir em São Paulo ou esperar um dia inteiro no aeroporto para seguir viagem", comenta.

Para Cristina, apesar da redução no número de passageiros, os dados não são tão alarmantes. "Houve queda sim, porém, perante a atual situação econômica, muita gente não deixa de viajar, mesmo com tarifas altas, e muitos clientes acabam trocando os destinos escolhidos, por outros mais em conta", explica.

Passageiros – Segundo a estatística da Infraero, de janeiro a setembro deste ano, 1.163.536 pessoas passaram pelo aeroporto da Capital, sendo que no mesmo período do ano passado, foram registrados 1.213.156 passageiros.

Em comparação com os meses de setembro deste ano e de 2014, houve queda de 1.441 passageiros, sendo que no ano passado, 124.591 pessoas embarcaram ou desembarcaram em Campo Grande e em setembro deste ano, foram 123.150.

Voos – No acumulado deste ano, houve 17.145 pousos e descolagens na Capital. No mesmo período do ano passado, foram 18.801, retração de 8,8%, sendo 1.651 voos a menos.

Fundtur - De acordo com o presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Nelson Cintra, o número de passageiros caiu neste ano, devido a abertura de voos em Três Lagoas, Bonito, Corumbá e Dourados. "Campo Grande deixou de ser uma cidade pólo, muitos passageiros pegam voos direto nestes municípios", comentou.

Ainda segundo o presidente, houve acréscimo de 25% de estrangeiros visitando o Pantanal sul-mato-grossense e Bonito. "Recebemos 2,7 mil estrangeiros mensalmente de uma empresa que levam essas pessoas para estes destinos, porém pela atual conjuntura econômica, possivelmente pode haver queda nas visitações. Só que outro fator que contribui com o turismo do nosso Estado é que estamos entrando no verão e as águas de Bonito são muito procuradas," conclui.

Nos siga no Google Notícias