ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Campo Grande vai sediar maior evento de cerâmica da América Latina

Nicholas Vasconcelos | 13/08/2012 15:25

Expoanicer é considerado o maior evento do setor na América Latina. (Foto: Divulgação)
Expoanicer é considerado o maior evento do setor na América Latina. (Foto: Divulgação)

Campo Grande recebe a partir de quarta-feira (15) a 15ª Expoanicer (Exposição de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Insumos para a Indústria Cerâmica) considerada a maior exposição da América Latina para o setor e que no Brasil reúne 6.900 empresas, que geram 293 mil empregos diretos, 900 mil indiretos e possui um faturamento anual de R$ 18 bilhões. Durante o evento será realizado o 41° Encontro Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha.

De acordo com dados do setor, o pólo cerâmico o Estado é formado por Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste. A maioria dos empreendedores iniciou suas atividades entre o final da década de 70 e o início dos anos 80. Nesta região estão instaladas indústrias que, juntas, são responsáveis pela produção mensal de 41% de blocos cerâmicos, 100% das lajotas rústicas e 2% das telhas produzidos no Estado.

Elas são responsáveis pela produção mensal de 3.850 milheiros de cerâmica estrutural; 165 mil m² de cerâmica de revestimento e três mil peças de artesanato.

Na Capital, a programação conta com palestras, oficinas e apresentação de casos de sucesso nas áreas de novas tecnologias, inovação, ecodesign, desenvolvimento sustentável, entre outros temas apresentados no Centro de Convenções Albano Franco.

O evento inclui também a visita técnica a duas empresas do setor no Norte do Estado, onde 600 empresários conhecerão as técnicas de fabricação de tijolos e telhas.

A exposição e o encontro são realizados pela Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica), Sebrae, (Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Mato Grosso do Sul), Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado, Eletrobrás e Caixa Econômica Federal.

Nos siga no Google Notícias