ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Capital vira sede de multinacional de tecnologia que amplia funcionários em 75%

Liana Feitosa | 05/11/2015 14:11
Segundo Maurício Cataneo, diretor-presidente da empresa no Brasil, a vinda da empresa para Campo Grande foi uma estratégia de investimento com o objetivo de expandir os negócios. (Foto: Liana Feitosa)
Segundo Maurício Cataneo, diretor-presidente da empresa no Brasil, a vinda da empresa para Campo Grande foi uma estratégia de investimento com o objetivo de expandir os negócios. (Foto: Liana Feitosa)

Gigante mundial que presta serviços de tecnologia da informação quer transformar Campo Grande no principal polo de atendimento a clientes da América Latina. Para isso, a Unisys, que tem faturamento anual de U$ 3,4 bilhões, ampliou em 75% seu número de funcionários só em 2015 na Capital e, hoje conta com 207 profissionais.

Segundo Maurício Cataneo, diretor-presidente da empresa no Brasil e vice-presidente de finanças para a América Latina, a vinda da marca para Campo Grande foi uma estratégia de investimento com o objetivo de expandir os negócios.

Vantagem - "Pesquisamos detalhadamente 40 cidades brasileiras. Dessas, três foram finalistas: Campo Grande, Vitória (ES) e Ribeirão Preto (SP)", detalha o presidente.

Com a escolha, Campo Grande se tornou um dos dois centros globais de suporte do país responsáveis pelo atendimento em tecnologia oferecido pela Unisys.

No Brasil, são atendidas mais de 50 empresas do setor de indústria, de transporte aéreo e aeroportos, além de instituições financeiras, varejistas e do setor público, como governos estaduais.

O outro polo brasileiro da marca fica na cidade de São Paulo. No entanto, em Campo Grande, fatores como o baixo custo de vida, número de profissionais da área de tecnologia colocados no mercado a cada ano, e até mesmo a localização do aeroporto da cidade, foram fatores determinantes para a instalação da multinacional em Mato Grosso do Sul.

Crescimento - "Somente no primeiro semestre de 2015 foram contratados 89 novos funcionários, tornando necessária a ampliação do centro de operações na cidade. Até o ano passado operávamos somente no primeiro andar do nosso prédio. Agora, ampliamos o atendimento para segundo andar", explica o diretor.

Campo Grande é um dos dois centros globais de suporte da empresa no país. (Foto: Fernando Antunes)
Campo Grande é um dos dois centros globais de suporte da empresa no país. (Foto: Fernando Antunes)

"Além disso, no começo de nossas operações no final de 2011 e começo de 2012, atendíamos 6 clientes a partir de Campo Grande. Hoje, são atendidos 17. Com isso, são realizados 33 mil atendimentos remotos (por telefone) por mês a partir dessa cidade", completa Robson Celito, gerente de operações da sede sul-mato-grossense.

Entre os clientes da Unisys atendidos por funcionários da capital estão marcas como a Caixa Econômica Federal, Dell, Alelo, Hershey's e Unilever. Mas a empresa ainda tem clientes como a Polícia Metropolitana de Londres e as companhias aéreas Air Asia e Air Canada.

Perfil - "Procuramos jovens recém-formados em cursos da área de tecnologia para dar a oportunidade do primeiro emprego e de crescimento na empresa. Com isso, a evitamos que esses profissionais saiam de Campo Grande em busca de oportunidades em tecnologia, ou que migrem para outras profissões", afirma Cataneo.

Hoje, o centro de suporte de Campo Grande tem 22 funcionários bilíngues, aptos para atendimento de empresas internacionais a partir do Estado. Além disso, dos 10 supervisores locais da Unisys, 9 são daqui mesmo.

Para tornar o atendimento eficaz, a empresa elabora e aplica capacitações por meio de plataforma online que, inclusive oferece cursos de língua estrangeira para funcionários, e, também, intercâmbio entre profissionais da empresa que atuam em unidades localizadas em outros países.

Nos siga no Google Notícias