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Economia

Casas Bahia sobem em ranking do Procon por atraso na entrega de produtos

Aline Queiroz | 19/01/2011 08:32

Maioria das reclamações são de clientes que não receberam produtos no prazo

Reclamações de clientes que não receberam produtos no prazo colocaram as Casas Bahia, uma das principais lojas de eletrodomésticos do Brasil, em quinto lugar no ranking do Procon.

Ao todo, são 323 queixas, segundo o último levantamento feito pelo órgão.

O que causa espanto é que a rede de lojas saiu da 12ª posição no ranking de 2009 para ficar em 5º lugar no ano passado.

Isto sem contar os clientes que nem procuram o Procon para reclamar dos problemas que tiveram.

É o caso da administradora Andréia Siqueira, 27 anos. Ela fez a compra de um armário de cozinha para ser entregue no Dia das Mães de 2009 e teve de cancelar e negociação.

Ela conta que era um presente para mãe e virou um tormento. O armário chegou no prazo, porém, o montador não foi à casa da cliente e a espera se arrastou por dois meses.

Segundo Andréia, por várias vezes a empresa marcou prazos e não cumpriu. Somente quando ela foi à loja, já disposta a cancelar a compra, o gerente disse que mandaria o montador.

Ela disse que apenas queria o dinheiro de volta, mas não recebeu os juros. “O mais chato é que era um presente para minha mãe”, completa.

De acordo com o superintendente em exercício do Procon, Alexandre Rezende, a empresa é obrigada a dar prazo para entrega do produtos e marcar um período para que o consumidor esteja em casa.

O descumprimento à lei estadual acarreta multa de R$ 300,00 a R$ 3 milhões, isto em caso de reincidência.

O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da loja e aguarda o posicionamento.

Pesquisa - Conforme levantamento do Procon, a Paulistec, acusada de vender diplomas falsos, foi a empresa que mais originou reclamações no órgão em 2010.

Depois da Paulistec, destaque para as empresas do setor de telefonia, que foram as que tiveram maior número de queixas por parte dos consumidores, com destaque para Oi em segundo lugar e a Americel/Claro em terceiro.

Ainda no setor de telefonia, a GVT caiu do 15º lugar para a 40ª posição no ranking, com redução de 50%. A Sony Ericsson, que esteve na sétima posição em 2009, com 259 processos abertos, em 2010 ocupou a 36ª posição, com redução de 71% no número de reclamações.

A Enersul caiu da segunda para a sexta posição, de 794 processos abertos em 2009 para 310 em 2010. Já a Águas Guariroba, que esteve em terceiro lugar em 2009, com 546 processos, e que em 2010 fechou na nona posição, uma soma 256 processos abertos, apontou redução de 53,5%.

As Casas Bahia fechou 2010 com 323 reclamações. Em 2009 a empresa teve 175 queixas e ocupou a 12ª posição, um aumento de 85%.

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