ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Centro-Oeste lidera exportação de carne bovina no primeiro trimestre

Priscilla Peres | 19/04/2016 10:40
Mato Grosso do Sul é o quinto maior exportador de carne bovina. (Foto: Divulgação/JBS)
Mato Grosso do Sul é o quinto maior exportador de carne bovina. (Foto: Divulgação/JBS)

No primeiro trimestre de 2016, a região Centro-Oeste liderou as exportações de carne bovina, sendo responsável por 38,4% de tudo o que foi enviado a outros países entre janeiro e março. A quantia de carne in natura da região somou 136.680 toneladas no período, segundo dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Conforme os números divulgadas pela Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), Mato Grosso do Sul se manteve na 5ª posição entre os maiores estados exportadores de carne bovina. Entre janeiro e março, enviou 32.915 toneladas de produtos à outros países, o que representa 9,2% do total do país.

O ranking dos estados que mais exportaram carne bovina no primeiro trimestre é composto por São Paulo, no topo e com 26,3% do total, seguido de Mato Grosso com 16,7% do total, Goiás com 12,5% e Rondônia com 10,9%. Para a Abrafrigo, é significante o crescimento da pecuária no Centro-Oeste e, em contrapartida, a movimentação de São Paulo.

Para a associação, os números do primeiro trimestre de 2016, mostram pequena recuperação das exportações do produto em alguns estados onde a pecuária estava em decadência acentuada, como por exemplo, o Paraná que praticamente dobrou sua movimentação. Por região, quem mais cresceu foi o Norte do país que passou de 16,6% em 2015 para 20% neste início de 2016.

Nos siga no Google Notícias