A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016

19/04/2016 10:40

Centro-Oeste lidera exportação de carne bovina no primeiro trimestre

Priscilla Peres
Mato Grosso do Sul é o quinto maior exportador de carne bovina. (Foto: Divulgação/JBS)Mato Grosso do Sul é o quinto maior exportador de carne bovina. (Foto: Divulgação/JBS)

No primeiro trimestre de 2016, a região Centro-Oeste liderou as exportações de carne bovina, sendo responsável por 38,4% de tudo o que foi enviado a outros países entre janeiro e março. A quantia de carne in natura da região somou 136.680 toneladas no período, segundo dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Veja Mais
Exportação de milho dobra, balança se recupera e tem superavit de U$ 666 mi
MS eleva exportação e balança fecha janeiro com superavit de U$ 184 mi

Conforme os números divulgadas pela Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos), Mato Grosso do Sul se manteve na 5ª posição entre os maiores estados exportadores de carne bovina. Entre janeiro e março, enviou 32.915 toneladas de produtos à outros países, o que representa 9,2% do total do país.

O ranking dos estados que mais exportaram carne bovina no primeiro trimestre é composto por São Paulo, no topo e com 26,3% do total, seguido de Mato Grosso com 16,7% do total, Goiás com 12,5% e Rondônia com 10,9%. Para a Abrafrigo, é significante o crescimento da pecuária no Centro-Oeste e, em contrapartida, a movimentação de São Paulo.

Para a associação, os números do primeiro trimestre de 2016, mostram pequena recuperação das exportações do produto em alguns estados onde a pecuária estava em decadência acentuada, como por exemplo, o Paraná que praticamente dobrou sua movimentação. Por região, quem mais cresceu foi o Norte do país que passou de 16,6% em 2015 para 20% neste início de 2016.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions