ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Cidade tem saldo positivo de 963 vagas de emprego no primeiro semestre

Caged mostra que o setor de serviços fez a diferença neste ano em Dourados e cidade ocupa 1ªposição entre municípios de MS

Helio de Freitas, de Dourados | 20/07/2015 11:34
Setor de serviços garantiu saldo positivo de emprego em Dourados no primeiro semestre (Foto: Eliel Oliveira)
Setor de serviços garantiu saldo positivo de emprego em Dourados no primeiro semestre (Foto: Eliel Oliveira)

O município de Dourados, a 233 km de Campo Grande, manteve o primeiro lugar na geração de emprego em Mato Grosso do Sul no primeiro semestre de 2015, mostram dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego.

De janeiro a junho, o saldo positivo foi de 963 novos empregos com carteira assinada – foram 14.908 trabalhadores contratados e 13.945 demitidos no período.

O melhor setor foi o de serviços, com 884 novos postos de trabalho. Em segundo ficou a indústria de transformação, com 175 vagas, e depois aparece a agropecuária, com 38 novos empregos. O pior desempenho no primeiro semestre deste ano em Dourados foi da construção civil, que fechou 147 vagas de trabalho. O comércio teve saldo negativo de 13 vagas.

Outras cidades – De acordo com os números do Caged, o município de Nova Andradina ficou em segundo lugar no primeiro semestre, com saldo positivo 415 vagas – foram 3.091 contratações contra 2.676 demissões. Em terceiro ficou Rio Brilhante, que contratou 2.72 trabalhadores e demitiu 2.401 – saldo positivo de 327 vagas.

Os três piores municípios na geração de emprego de janeiro a junho de 2015 foram Três Lagoas, que fechou 1.071 postos de trabalho, Campo Grande, com saldo negativo de 844, e Naviraí, que demitiu 696 trabalhadores a mais que o número de contratações.

Polo regional – Na avaliação do prefeito Murilo Zauith (PSB), o crescimento do emprego em Dourados está relacionado a três fatores principais: a condição natural do município por ser polo de comércio e serviços para outras 30 cidades, o bom desempenho das empresas locais, que continuam se expandido, e o apoio do poder público, que adotou medidas para facilitar a vida dos empresários e faz investimentos em infraestrutura e qualificação de mão de obra.

Nos siga no Google Notícias