ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Código pode resolver entraves locais de Meio Ambiente

Redação | 18/11/2009 11:56

A criação de um código ambiental brasileiro poderia resolver questões locais referentes ao tema, como por exemplo o entrave em torno do plantio de cana na BAP (Bacia do Alto Paraguai).

O assunto foi abordado nesta manhã pelo deputado federal de Santa Catarina, Valdir Colatto, que também é o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Ele explica que o governo federal legisla hoje amplamente sobre a questão ambiental, mas que a própria Constituição diz que os estados devem definir suas peculiaridades.

"Cada estado tem um problema individual de meio ambiente, cada um precisa ter seu código ambiental próprio", defendeu o parlamentar, durante reunião do Codesul, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Pela proposta, a União só estabeleceria normas gerais e os estados definiriam os detalhes sobre utilização do solo, água, produção agrícola, rios e florestas.

De acordo com o deputado, pelo menos 20 estados brasileiros já trabalham neste intuito.

Há pelo menos 16 mil normas regulando o uso dos recursos naturais brasileiros, mas nem ambientalistas nem produtores rurais estão contentes com isso.

"A União não consegue atender às peculiaridades de cada estado. A legislação vigente está em desacordo com a realidade. O estabelecimento de parâmetros gerais, em um país de dimensões continentais, é o início de uma antipolítica ambiental", observou o deputado.

Em encontro do Codesul, hoje em Campo Grande, ele citou exemplo de Mato Grosso do Sul, referente ao plantio da cana de açúcar. "A proposta também prevê a identificação das áreas frágeis para que se desenvolva políticas ambientais efetivas de proteção", disse.

Se um código ambiental próprio regesse hoje as decisões em Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli (PMDB) não teria problemas com a questão do plantio de cana na BAP.

Irritado, ele voltou a abordar o assunto nesta manhã, atacando os que dizem que o plantio de cana na bacia do alto Paraguai vai trazer degradação ambiental ao Pantanal.

"A cana purifica o ar e protege o solo. Fizemos o ZEE baseado no cientificismo com mais de 90 reuniões técnicas, envolvendo as Embrapas e as universidades. Nesta região, há mais de 30 anos se planta cana de açúcar", observou o governador.

Ele também voltou a criticar o governo federal por "vender o Brasil ao capital internacional" para obter o selo verde.

"Venderam o sul do Mato Grosso e o sudoeste de Mato Grosso do Sul para obter esse selo. Quinze dias depois da palavra dada entregaram nosso Estado ao capital estrangeiro. Volto a dizer, a BAP não é Pantanal", irritou-se o governador.

Nos siga no Google Notícias