ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Com 230 mil ações, Vara que cobra impostos tem reforço de funcionários

Nicholas Vasconcelos | 22/06/2012 18:57

Prioridade são os processos que ainda não foram digitalizados.

Juiz José Henrique Neiva e Silva e parte dos processos que serão digitalizados. (Foto: Nícholas Vasconcelos)
Juiz José Henrique Neiva e Silva e parte dos processos que serão digitalizados. (Foto: Nícholas Vasconcelos)

A partir de segunda-feira (25) seis servidores da Prefeitura de Campo Grande começam a trabalhar na Vara de Execução Fiscal do município no Fórum para auxiliar na digitalização e andamento processos de cobrança de impostos ainda não digitalizados. Os funcionários foram cedidos por meio de um convênio celebrado entre a Prefeitura e TJMS (Tribunal Justiça de Mato Grosso do Sul) publicado na última segunda-feira (18) no Diário da Justiça.

De acordo com o juiz em substituição da Vara de Execução Fiscal, José Henrique Neiva e Silva, os funcionários devem auxiliar na digitalização de 30 mil processos de cobranças de impostos em um prazo de 10 meses. “É necessário o auxilio desses servidores novos porque o número de servidores atualmente não dá vazão a todo número de processos”, explica.

Hoje são 6 funcionários do Judiciário, 15 estagiários e um mirim para atender 230 mil processos fiscais municipais e 9 mil processos de execução estadual, que desde maio do ano passado tramitam na mesma Vara. A expectativa é de que os novos funcionários possam acelerar os processos que ainda estão papel, que têm andamento mais lento, alguns de 1995 e desarquivados recentemente.

Segundo o juiz, o prazo dos processos é muito variado já que é preciso localizar o devedor, localizar bens para o pagamento da dívida. Há processos que duram meses, enquanto outros se arrastam por anos.

A maioria dos processos é de cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) , mas com valor mínimo de R$ 500. Antes do processo o município faz programas de regularização, caso essa não tenha resultado o processo é encaminhado para a Justiça.

O convênio que cedeu os funcionários municipais tem prazo de validade indeterminado, no entanto há a previsão de concurso público para contratação de novos servidores no segundo semestre de 2012.

Nos siga no Google Notícias