ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Com 2ª loja, rede eleva número de fornecedores de hortifrutis locais

Luciana Brazil | 14/08/2013 14:16
Empresa prioriza fornecimento de pequenos produtores e já soma 70% de hortifrutis locais. (Fotos: Simão Nogueira)
Empresa prioriza fornecimento de pequenos produtores e já soma 70% de hortifrutis locais. (Fotos: Simão Nogueira)

Ao todo, 70% dos hortifrutis do Hipermercado Walmart, multinacional norte-americana, que inaugura amanhã (15) a segunda loja na Capital, são de pequenos produtores do Estado. Hoje, já são 40 famílias fornecendo ao hipermercado produtos produzidos em Mato Grosso do Sul.

O número é bem distante da realidade da Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), onde 80% dos produtos comercializados são "importados" de outros estados. Apenas 20% dos hortifrutis são locais.

Segundo o diretor da nova unidade do Walmart, Davi Barros, 100% das folhagens e produtos embalados de hortifrutis (pepino, pimentão, abobrinha e quiabo) são fornecidos por pequenos produtores do Estado. Apesar da forte regionalização, objetivo principal do grupo norte-americano no setor, frutas como banana, maçã, uva e laranja ainda são procedentes de outros estados.

“Queremos tornar 100% regional, mas ainda temos alguns produtos que vêem de fora”, pontuou Davi.

Há 10 anos o hipermercado criou o “Clube dos Produtores”, um programa que viabiliza a comercialização direta da produção familiar nos mais de 500 supermercados da rede.

A intenção é garantir que pequenos e médios fornecedores tenham acesso ao grande varejo, oferecendo produtos de qualidade a partir de uma produção mais sustentável.

Em 2012, o programa comprou R$ 150 milhões em produtos. Com a inauguração da segunda loja na Capital, o número de fornecedores que era de 18 passou a ser de 40 famílias. Ao todo, o hipermercado tem 60 fornecedores oriundos do Estado.

Além de consultorias, os membros  do clube possuem prioridade no descarregamento, preferência na antecipação de crédito e prazo diferenciado para pagamento.

“Fazer parte do clube impacta na economia do produtor, o faz gerar emprego, crescer e se desenvolver. Os produtos são avaliados antes que o fornecimento tenha início, além de receber uma vistoria técnica periodicamente”, explica o diretor.

A empresa não exige a exclusividade, o que, segundo Davi, proporciona o crescimento do produtor. “O objetivo é que ele cresça. Ele pode fornecer para outros hipermercados, nada impede”.

O objetivo da empresa é tornar o fornecimento 100% local.
O objetivo da empresa é tornar o fornecimento 100% local.
Além da laranja, uva, maçã e banana ainda chegam de outros estados.
Além da laranja, uva, maçã e banana ainda chegam de outros estados.

Nova unidade: Foram investidos R$ 35 milhões na construção do novo Walmart, no Shopping Bosques dos Ipês, na Avenida Cônsul Assaf Trad, que inaugura amanhã, às 14 horas.

O empreendimento é ecoeficiente, com sistemas que amenizam o impacto ambiental e contemplam iniciativas sustentáveis. A luz inteligente instalada na loja diminui o consumo de energia, e, além disso, foram instalados refrigeradores com portas, o que também garante a eficiência energética.

O hipermercado tem sete mil metros quadrados, 25 checkouts e 65 mil itens, entre alimentos e não alimentos. A nova unidade tem 170 funcionários.

No país, o Walmart opera com mais de 557 unidades e 81,5 mil funcionários em 18 estados brasileiros. Em Campo Grande o grupo possui quatro unidades, o Maxxi Atacado e o hipermercado Walmart.

A empresa também criou um novo modelo comercial: Preço Baixo Todo Dia (PBTD). A política reduz os preços das mercadorias por períodos mais longos e acaba com promoções pontuais.

"O cliente pode trazer o encarte de outras empresas, e se o produto lá estiver mais barato, nós cobrimos a diferença, sem nenhuma burocracia, no próprio caixa", explicou Davi.

Nos siga no Google Notícias