ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Com 450 funcionários em MS, HSBC anuncia fim de suas atividades no País

Priscilla Peres | 09/06/2015 10:25
Ainda não há data oficial para o encerramento das operações do banco no Brasil. (Foto: Marcelo Calazans)
Ainda não há data oficial para o encerramento das operações do banco no Brasil. (Foto: Marcelo Calazans)

O banco HSBC anunciou hoje que vai encerrar suas atividades no Brasil, com o objetivo de retomar seu crescimento nos próximos anos. Em Mato Grosso do Sul, a instituição emprega cerca de 450 funcionários e administra contas importantes, como a folha de pagamento da prefeitura de Campo Grande.

Ainda não há confirmação sobre o dia de fechamento das atividades do banco, mas o sindicato dos trabalhadores já está em contato com o prefeito Gilmar Olarte (PP), para auxiliar na transição. O HSBC negocia com o Bradesco, Santander e Itaú a venda de seu patrimônio no Brasil e quem comprar, consequentemente assume as responsabilidades.

Dessa forma, se o HSBC for comprado pelo Bradesco, por exemplo, todos os 17,8 mil servidores de Campo Grande, passam a ser clientes Bradesco. Se uma das partes rescindir contrato antes da data prevista, terá de arcar com multa, e é isso que o sindicato tenta impedir.

"Estamos articulando uma reunião com o prefeito para que ele não quebre contrato com o HSBC, pois isso geraria um prejuízo muito grande para o banco que vai assumir e os trabalhadores. A gente estima que pelo menos, quatro agências serão fechadas, caso isso ocorra", explica o diretor do sindicato, José dos Santos Brito Filho.

O banco que comprar irá assumir todos os 450 funcionários do estado e o objetivo do sindicato é tentar impedir que hajam muitas demissões. "Queremos o menor impacto possível para os funcionários, que já estão sofrendo com a insegurança em relação ao futuro", explica Brito.

Ainda de acordo com o diretor do sindicato dos bancários, há semanas os funcionários ouvem boatos de que ocorreria o fechamento, o que tem criado sentimento de insegurança. "O banco não conversa com o movimento sindical, não abre dialogo e gera uma situação tensa para os funcionários".

Venda - Dados divulgados por jornais nacionais afirmam que o mais provável comprador, seria o Bradesco, que inclusive pretende pagar à vista, até US$ 4 bilhões ao HSBC. A instituição também teria mais facilidade para integrar os ativos e obter aprovação do governo.

Para o sindicato dos trabalhadores em MS, a venda para um banco brasileiro é resultado de perda para os funcionários. "É muito mais vantajoso para nós e para os clientes, porque amplia as opções de banco e se afasta do monopólio", explica Brito.

Nos siga no Google Notícias