ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com chegada de grandes grupos, MS eleva em 39% criação de empregos

Priscilla Peres | 15/10/2014 15:57
Rede de supermercados inaugurou na semana passada e gerou 200 empregos. (Foto: Marcos Ermínio)
Rede de supermercados inaugurou na semana passada e gerou 200 empregos. (Foto: Marcos Ermínio)

Na contramão do desempenho nacional, Mato Grosso do Sul gerou 1.342 empregos em setembro, o maior número para o mês desde 2011, quando chegou a 1.635, segundo dados divulgados hoje pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em relaçãoa o mês de setembro de 2013, quando foram criados 961 empregos, houve aumento de 39,6%.

Os segmentos que apresentaram melhor desempenho em setembro foram os Serviços, que geraram 1.207 postos e o comércio que contratou 368 trabalhadores. A abertura de grandes redes como o supermercado Pão de Açúcar, a loja Havan e restaurantes como Subway e Outback contribuíram para os bons números.

O presidente da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro, afirma que o crescimento nas contratações é resultado da soma de vários fatores, sendo a abertura de novas empresas, o consumo aquecido no segundo semestre, o potencial de compras a prazo e a demanda do fim do ano.

"Como nos prevíamos o consumo no segundo semestre começa a dar sinais de melhora. Também temos um aumento de 8% no crescimento das compras a prazo e os trabalhadores já estão sendo treinados para as vendas do fim do ano", explica Polidoro.

Três segmentos de atividades econômicas apresentaram retração em setembro, sendo a Construção Civil (-156), Agropecuária (-78) e a Indústria de Transformação (-41). O sindicato da Construção Civil prevê que até o fim do ano 3 mil pessoas sejam contratadas, o que deve suprir essas perdas.

Em relação aos municípios, Campo Grande teve saldo de 1.285 postos em setembro, seguido de Nova Andradina e Naviraí, ambos com 63. O pior desempenho foi de Três Lagoas (-317) e de Dourados (-36).

Nos siga no Google Notícias