ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Com comércio otimista, vendas de 12 de junho crescem 4,9% em 2015

Mariana Rodrigues | 15/06/2015 15:53
Comerciantes estavam otimistas com as vendas deste ano. (Foto: Marcos Ermínio)
Comerciantes estavam otimistas com as vendas deste ano. (Foto: Marcos Ermínio)

Comerciantes da Capital podem comemorar as vendas do Dia dos Namorados deste ano, o movimento cresceu 4,9% em comparação ao mesmo período do ano passado. O movimento por aqui foi na contramão das vendas nacionais, que recuaram em 0,5%, primeira queda registrada desde 2009.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15), pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). De acordo com a pesquisa, em 2014, as vendas em todo o Brasil superaram 0,8%, o desempenho verificado no mesmo período em 2013.

Já em Campo Grande, esse índice foi negativo no ano passado (-6,85%), em relação a 2013. A maioria dos lojistas atribuíram esse recuo nas vendas aos jogos da Copa do Mundo, que coincidiram com a data. Sem os jogos, neste ano os comerciantes se mostraram mais otimistas com relação às vendas.

Esses dados locais correspondem às comercializações a prazo, sendo que o cálculo do volume de vendas é baseado nas consultas realizadas no banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Para o levantamento foram consideradas as consultas registradas no período de 1 a 12 de junho de 2015, comparadas às realizadas no mesmo período de 2014 e 2013.

O presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, avalia a expectativa de movimento no comércio local como moderada. “Esse indicador confirma uma reação do varejo em Campo Grande no segundo trimestre em relação aos primeiros meses do ano”, analisa.

Segmentos - Segundo Hermas Renan Rodrigues, presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, as vendas deste ano se mantiveram parecidas com as do ano passado. Ele acrescenta que é um ganho, considerando o atual cenário econômico do Estado.

Hermas relata que os segmentos voltados para a data tiveram um aumento maior nas vendas. Ou seja, a venda de bolsas, sapatos, acessórios, tiveram um crescimento de 18%, enquanto outras lojas tiveram aumento de 4% a 6% com relação ao mesmo período que o ano passado.

Promoção - Para estimular novas vendas, a Associação Comercial realizou a Campanha “Amor de Viagem”, que contemplará, por meio de sorteio no dia 26 de junho, cliente, empresário e colaborador com viagens para Buenos Aires, Maceió e Bonito, respectivamente.

A próxima data comemorativa que deve movimentar o comércio de Campo Grande é o Dia dos Pais, celebrado em 9 de agosto. Antes disso, Polidoro relembra que “junho ainda conta com festas juninas e férias escolares, fatos que indicam elevação do consumo em segmentos de entretenimento e alimentação. O frio também vem com mais força e faz com que consumidores comprem produtos para o inverno. E vale ressaltar que as liquidações já começaram em algumas lojas e devem se intensificar em julho, devido a chegada da coleção de roupas da nova estação,” finaliza.

Nos siga no Google Notícias