ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com compra de fertilizantes, Bungue pode movimentar 300 mil t em MS

Caroline Maldonado | 26/02/2016 09:02
Na fronteira com o Paraguai, porto foi reativado em outubro de 2015, após mais de uma década fechado (Foto: Divulgação/Semade)
Na fronteira com o Paraguai, porto foi reativado em outubro de 2015, após mais de uma década fechado (Foto: Divulgação/Semade)

Os fertilizantes que a Bunge pretende importar, por meio do porto de Porto Murtinho, virão da Argentina e o negócio pode movimentar até 300 mil toneladas, por ano, na expectativa da APPM (Agência Portuária de Porto Murtinho). A importação começa em março em um esquema de logística casada, no qual o país vizinho vai comprar soja da companhia, que é a terceira maior exportadora do Brasil e a primeira no agronegócio.

Instalada no Núcleo Industrial de Dourados, a indústria concentrará o maior volume de produtos transportados pelo porto, que, após mais de uma década fechado, foi reaberto em outubro do ano passado, a fim de desafogar logística do Estado. Após ampliação, o grupo vai aumentar em 30% a capacidade de esmagamento de soja na unidade, alcançando 700 mil toneladas, por ano.

Segundo o diretor da APPM (Agência Portuária de Porto Murtinho), Michel Chaim, de início, serão importadas quatro mil toneladas de fertilizantes pelo porto, que fica na fronteira com o Paraguai.

“A Bunge está buscando uma alternativa de logística. É um volume experimental, que dá expectativa de ampliação para 300 mil toneladas, por ano. A empresa é uma das maiores do mundo. Os mercados que vão trazer fertilizante vão levar soja. Além da Argentina, eles vão utilizar a hidrovia para negócios com qualquer parte do mundo”, detalhou o Chaim.

A assessoria da Bungue não confirmou as informações e nem detalhou o plano de importação pelo porto. No entanto, em audiência com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), no início deste mês, o vice-presidente da companhia, o ex-ministro Martus Tavares, comentou que recebeu do Governo do Estado o pedido para avaliar também a possibilidade de exportação pelo terminal hidroviário.

Conforme o diretor da APPM, atualmente o porto de Porto Murtinho exporta soja e açúcar. A maior parte dos produtos que passam pelo terminal vão para o Uruguai, para onde são exportadas 60 mil toneladas de açúcar, por ano.

Além da Bunge, outras indústrias estão buscando operar pela hidrovia. “O porto é a porta de entrada do país. Outras empresas como a ADM também pensam em usar o terminal”, comentou Chaim. A ADM trabalha com alimentos, bebidas e forragem animal para mercados em todo o mundo.

Nos siga no Google Notícias