ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Com crescimento mínimo para 2016, Olarte alega que LDO é reflexo da crise

Liana Feitosa e Kleber Clajus | 16/04/2015 09:44
Para Olarte, o problema não é exclusivo da Capital. (Foto: Kleber Clajus)
Para Olarte, o problema não é exclusivo da Capital. (Foto: Kleber Clajus)

Depois de entregue o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2016, o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), afirmou ao Campo Grande News que a baixa expectativa é retrato da crise. "O projeto apresentado retrata, inclusive, a situação que o país está passando, que está muito difícil", disse.

O projeto foi entregue em reunião que durou quase três horas a portas fechadas e não contou com a presença do prefeito.

Para Olarte, o problema não é exclusivo da Capital. "Estive em Brasília e lá está todo mundo preocupado também. Temos que sentar todos os partidos e buscar pacto social que propicie estabilidade necessária, todos fazermos economia e termos uma visão de que é um momento transitório", considera.

Estimativas - O plano para o próximo ano foi apresentado pelo secretário municipal de Finanças, André Scaff, na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (15). A previsão é de que haja incremento de apenas R$ 2 milhões, chegando a R$ 3.674 milhões em 2016.

Segundo Olarte, é preciso fechar um pacto suprapartidário oficial. "Precisamos sentar com todos os partidos. Só venceremos esse ano se fizermos esse pacto", completa.

Ideia - "Estou propondo à classe política que a gente se una para resolver esse problema, que é geral e pode atingir a todos nós", reforça.

Conforme o chefe do Executivo, a crise vai afetar mais do que se prevê. "Inclusive, (pode atingir) todas as negociações salariais, não só do servidor público, mas também a iniciativa privada", analisa.

Motivos - Ontem (15), Scaff explicou aos vereadores que, em 2014, o projeto da LDO 2015 teve projeção de crescimento de 22% baseado na intenção de aumento de 23% em cima da arrecadação do ICMS ((imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que neste ano não há.

Nos siga no Google Notícias