ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Com crise hídrica, companhia de gás natural bate recorde de fornecimento

Priscilla Peres | 07/01/2016 16:24
Em Três Lagoas, companhia está terminando a obra de construção do ramal que vai fornecer gás para a Eldorado. (Foto:Divulgação/MSGÁS)
Em Três Lagoas, companhia está terminando a obra de construção do ramal que vai fornecer gás para a Eldorado. (Foto:Divulgação/MSGÁS)

Mais de um ano depois da crise hídrica que atingiu o país, as boas consequências começam a surgir. A MSGÁS (Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul) bateu recorde no consumo de gás em 2015, chegando a marca de mais de 1 bilhão de metros cúbicos.
Os 2.799.187 m³/dia foram consumidos por mais de quatro mil unidades usuárias nos municípios de Campo Grande e Três Lagoas, nas categorias residencial e industrial. No ano, a participação da MSGÁS no volume de distribuição do GASBOL (Gasoduto Brasil-Bolívia), por onde passam 33 milhões de metros cúbicos/dia, foi de 8,48%/dia em média.
O recorde se deve principalmente na operação das usinas Willian Arjona (Campo Grande) e Luiz Carlos Prestes (Três Lagoas) que juntas consumiram 945,9 milhões de m³ de gás natural. As duas térmicas continuam trabalhando a todo vapor por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), devido a baixa na produção das hidrelétricas.

Em segundo, o setor industrial foi responsável pelo consumo de 68.535.727 m³ de GN no período de 12 meses. A Fibria Papel e Celulose e Siderúrgica Três Lagoas liderou o consumo com total de 174.896 m³/dia. Neste segmento, a expectativa da MSGÁS é aumentar a distribuição ancorada no fornecimento para a Eldorado Brasil Papel e Celulose, cujo ramal de 40 km já está em fase final de execução e há previsão de distribuir 140.000 m³/dia.

Além da fábrica de proteína de soja da ADM, instalada no Núcleo Industrial na Capital. Esta última já queima Gás Natural, mas seu consumo diário saltará dos atuais 1.000 metros m³/dia para 85 mil m³/dia.

Para o diretor-presidente da MSGÁS, Rudel Espíndola Trindade, o recorde histórico resulta do trabalho de planejamento e execução de projetos de expansão de gasodutos e captação de novos clientes. “É neste momento de crise que o Gás Natural surge como grande alternativa para baratear custos de produção, pois comprovadamente a economia gerada pela sua utilização poderá chegar até 50% em determinados segmentos”.

Com registro de 94,2 milhões de m³ de gás natural distribuídos, o mês de setembro teve o melhor resultado do ano, perfazendo média diária de 3.140,964 m³ direcionados para mais de quatro mil unidades usuárias nos municípios de Campo Grande e Três Lagoas. O número significou incremento de 3,6% em relação ao mês de abril, quando a companhia rompeu a marca dos 90,9 milhões de m³/mês.

Nos siga no Google Notícias