ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com horário de verão, consumo de energia vai diminuir 5% no Estado

Renata Volpe Haddad | 16/10/2015 17:11
Redução na demanda de energia no Estado será de aproximadamente 5%, segundo a Energisa. (Foto: Gerson Walber)
Redução na demanda de energia no Estado será de aproximadamente 5%, segundo a Energisa. (Foto: Gerson Walber)

Com o horário de verão começando neste domingo (18), a redução na demanda de energia esperada em Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 5%, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Conforme a Energisa, o consumidor normalmente não percebe esta redução de consumo na conta de energia, pois há mudança dos hábitos comportamentais como deixar de utilizar o chuveiro na posição inverno, que gasta mais energia, mas, por outro lado, intensificar a utilização do ventilador ou ar condicionado.

De acordo com o gerente do DEOP (Departamento de Operação), Adilson Panizza, com o horário de verão, existe uma redistribuição do consumo neste período. "Isso porque, uma vez que o consumo de energia dos clientes residenciais, quando retornam para suas casas, não coincide com a entrada da iluminação pública, evitando-se assim uma demanda maior neste período”, explica.

O horário de verão que começa neste domingo (18), se estende até o dia 21 de fevereiro de 2016. À meia-noite de sábado para domingo, os residentes de 10 Estados, além do Distrito Federal, terão de adiantar os relógios em uma hora.

A Energisa dá dicas para o consumo de energia. Confira:

. Aproveitar ao máximo a claridade do dia deixando as cortinas abertas e evitando acender as lâmpadas;

. Adotar cores claras nas paredes também ajuda a refletir mais a luz;

. Deixar o chuveiro na posição verão, pois contribui para reduzir cerca de 30% do consumo;

. Abrir a geladeira o menor número de vezes possível, pois o ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados;

. Preferir equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia;

. Preferir lâmpadas eficientes, pois gastam menos que as convencionais;

. Os ventiladores de pé são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 13,2 kWh o consumo de energia ao mês;

. Limpar os filtros do ar condicionado periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia;

. Onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixar a porta fechada;

. Evitar deixar a TV e o computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programar o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.

Nos siga no Google Notícias