ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com impasse no preço do gás natural, usina tenta operar a óleo diesel

Aline dos Santos | 14/12/2012 10:18
Usina foi a primeira do país a operar com gás. (Foto: Divulgação)
Usina foi a primeira do país a operar com gás. (Foto: Divulgação)

A Tractebel Energia confirma o impasse com a Petrobras sobre o preço do gás natural e tenta aval da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para operar a usina termelétrica Willian Arjona, em Campo Grande, com óleo diesel.

Ontem, a Aneel suspendeu a operação comercial utilizando o gás natural como combustível. De acordo com o presidente da Tractebel, Manoel Zaroni Torres, diante da falta de gás, a empresa manifestou à Aneel a possibilidade de despachá-la a óleo diesel. “Mesmo considerando a complexidade da logística para essa operação, mas até o momento não tivemos resposta da agência”, afirmou, por meio da assessoria de imprensa.

A empresa justifica que tem direito a preço inferior do gás, conforme a legislação do PPT (Programa Prioritário de Térmicas), criado pelo governo federal. “O preço que a Petrobras quer aplicar é muito superior ao estabelecido no PPT. Já tentamos negociar este preço, mas sem sucesso”, salienta o presidente da Tractebel.

O impasse está na Justiça. Uma ação contra a Petrobras foi ajuizada no STJ (Superior Tribunal de Justiça). “Esperamos que o mais rapidamente possível, o nosso direito de ter o gás seja restabelecido para assegurarmos a operação da usina”, afirma Manoel Torres.

A usina foi a primeira movida a gás natural no Brasil, dentro de um plano de diversificação da matriz energética. Ela complementa o suplemento energético no Estado, sendo a produção demandada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) em caso de aumento do consumo de energia.

Nos siga no Google Notícias