ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Com mais rigor na fiscalização, garantia estendida gera polêmica no comércio

Luciana Brazil | 03/11/2013 09:16
Muitos vendedores deixam de passar aos clientes a garantia estendida como um produto, segundo Kelcio. (Foto: Marcos Ermínio)
Muitos vendedores deixam de passar aos clientes a garantia estendida como um produto, segundo Kelcio. (Foto: Marcos Ermínio)

A regra que norteia o serviço de garantia estendida, feita na maioria dos casos na venda de eletrodomésticos, foi regulamentada na última segunda-feira (28) e publicada no Diário Oficial da União. A única mudança prevista com a normatização garante maior fiscalização desses serviços. A Susep (Superintendência de Seguros Privados) será a responsável pela inspeção nas empresas.

O que já era previsto pelo Código do Consumidor agora proíbe as empresas de atrelar um desconto à compra da garantia estendida.

O sistema é um seguro que o cliente contrata no momento da aquisição do produto. Esse serviço permite que o comprador receba o suporte da assistência técnica em caso de defeito, podendo até mesmo ter o produto trocado, mas com prazo maior que o oferecido pelo fabricante.

Caso descumpra a nova determinação do Ministério da Fazenda, a empresa será penalizada, e a multa vai variar entre R$ 10 e 500 mil.

Foi regulamentado também o prazo para desistência da garantia estendida que pode ser feita em até 7 dias depois da compra. Muitos clientes desconhecem esse direito que está no Código do Consumidor.

Segundo o superintendente do Procon/MS, Alexandre Rezende, o grande volume de reclamações pressionou o Ministério da Fazenda a regulamentar o que já era previsto no código.

Ao todo, 10 empresas estavam irregulares na última fiscalização do Procon em Campo Grande. "Todas apresentaram irregularidades e serão multadas", afirmou Alexandre.

“Essa normatização vem para reforçar as regras. Sempre foi proibido fazer essa vinculação do desconto com à compra da garantia estendida. Além disso, a Susep passará a fiscalizar esses serviços”.

Com a legislação, os vendedores também não poderão mais fazer a venda da garantia, segundo o superintendente do Procon. "O vendedor não poderá mais vender a garantia. Será exigido pela Susep um certificado".

Ele lembra ainda que a venda da garantia estendida sempre deve ser feita com o consentimento do consumidor.

Larissa não gosta da medida e diz que o consumidor perde.
Larissa não gosta da medida e diz que o consumidor perde.

“Nós sabemos que alguns vendedores não explicam para o cliente que vão dar o desconto e acrescentar o garantia e isso não pode acontecer, tem que haver o consentimento”, disse o sub-gerente da loja City Lar, Kelcio Luis de Oliveira.

Para manter a meta das empresas, que é de equiparar a venda de produtos com a venda de serviços, é comum as lojas darem desconto em alguns eletrodomésticos ou móveis e depois sugerirem ao cliente a compra da garantia. Quando o comprador aceita, ele acaba pagando pelo produto o mesmo preço que pagaria sem o desconto.

Segundo Alexandre, a normatização é resultado do grande volume de reclamações feitas por consumidores que muitas vezes compram o serviço sem nem mesmo saber que estão adquirindo a garantia.

A estudante Larissa Rodrigues, 23 anos, não gostou da lei, já que, segundo ela, o consumidor acaba perdendo. “Já pagamos tantos impostos e agora a gente perde a oportunidade de ter um desconto e a garantia pagando mais barato”.

Já para o processador de dados Daniel Silveira, 37 anos, a medida tem pontos negativos e positivos para ambos os lados. “Para o cliente, o ruim é que ele terá que pagar mais, mas ele também fica amparado por lei se quiser desistir da garantia, já que ele tem sete dias para a desistência”.

A orientação pessoal do superintende do Procon é a não contratação do serviço de garantia estendida. "Em hipótese nenhuma eu contrato esse serviço porque na maioria das vezes existem problemas na contratação. E isso acontece por vários motivos, ineficiência, falta de orientações claras e adequadas no momento da contratação", finaliza Rezende.

Nos siga no Google Notícias