ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Com a operação de 3 linhões, MS entra no Sistema Nacional de Energia em 2013

Carlos Martins | 10/12/2010 11:56

Com os três linhões a potência será equalizada em uma rede de 230 KW

Os investimentos no setor energético em Mato Grosso do Sul permitirão que a partir de 2013 o estado seja inserido no Sistema Nacional de Energia com a operação de três linhões de distribuição de energia até o final de 2012. Isso permitirá a equalização da potência no estado em uma rede de 230 KW. Com isso, o valor do preço da energia pode cair de 2% a 3%, beneficiando diretamente o consumidor.

“Os estados que passam a integrar o sistema têm um subsidio da Eletrobrás. Além de termos linha para trazer e levar energia teremos também uma queda no preço da energia elétrica”, afirmou o governador André Puccinelli, que participou na manhã desta sexta-feira na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) do ciclo de palestras da Enersul “Perspectivas para a Economia e a Energia nos Próximos Anos: Mundo, Brasil e Mato Grosso do Sul”.

Evento hoje na Fiems discutiu geração de energia em MS. (João Garrigó)
Evento hoje na Fiems discutiu geração de energia em MS. (João Garrigó)

Ao fazer um retrospecto das ações do governo, para dotar o estado de infraestrutura para se desenvolver economicamente, Puccinelli lembrou que em 2007, ao assumir o governo, ele elaborou projetos estratégicos de desenvolvimento que fossem estruturantes para Mato Grosso do Sul. A partir de discussões com setores da economia, entre os quais a Fiems, foram definidos nove projetos prioritários.

Três destes projetos elencados estão em execução: a Rodovia Sul Fronteira, cuja primeira fase está em execução, de Sanga Puitã, passando por Aral Moreira até Coronel Sapucaia; o segundo projeto refere-se à pavimentação da BR-359, obra executada pelo governo do Estado em convênio com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), entre Coxim e Alcinópolis e de Alcinópolis até a divisa com Goiás.

Governador e Presidente da Fiems, Sérgio Longem.
Governador e Presidente da Fiems, Sérgio Longem.

O terceiro projeto, que está em execução, é a construção de três linhões para a distribuição de energia. Duas destas linhas já estão em execução e estarão concluídas até o final do próximo ano. Estes linhões vêm de Goiás e um deles chega a Campo Grande e vai até Anastácio e o outro vai de Chapadão do Sul até Três Lagoas. Já o terceiro linhão irá de Anastácio até Corumbá. As obras desta última linha de distribuição de energia, cuja licitação já foi aberta, devem começar em março e a conclusão está prevista para o final de 2012.

O governador destacou, também, a diversificação na matriz econômica, como o setor sucroenergético, que além de produzir etanol e açúcar também cogera energia. “De importadores de energia hoje somos exportadores, graças a este setor”, afirmou André. A soma de energia do setor sucroalcooleiro, mais a produção de energia de cinco PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) que estão construção e ainda os linhões farão com que o Estado tenha autonomia e participe do Sistema Nacional de Energia.

Nos siga no Google Notícias