ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Comércio de MS teve alta nas vendas de 9,2% em outubro, segundo o IBGE

Marta Ferreira | 14/12/2010 11:32

Resultado foi melhor do que a média nacional, de 8,8%

O volume de vendas do comércio de Mato Grosso do Sul aumentou 9,2% em outubro em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O desempenho das vendas no Estado no mês das crianças foi maior que a média nacional, que registrou alta de 8,8% em comparação a outubro do ano passado. De janeiro a outubro, o volume de vendas cresceu 14,4% no Estado, conforme o IBGE. É um resultado também maior do que o nacional, de crescimento de 11,1%.

Segundo a pesquisa, com os resultados de outubro o setor completa seis meses consecutivos de taxas positivas.

Em relação aos outros estados, o desempenho de Mato Grosso do Sul no País foi o 14º melhor em outubro, junto com o Rio Grande do Sul. Todas as 27 unidades da Federação tiveram resultados positivos, com destaque para o Tocantins (73%), Rondônia (28,8%) e Roraima (27,2%). Entre os estados com maior participação no volume de vendas global do comércio, São Paulo registrou um crescimento de 7,5%; o Rio de Janeiro, de 10,8%; Minas Gerais, de 8,8%; o Rio Grande do Sul, de 9,2%; e Paraná, de 8,1%.

Por setor-Das dez atividades comerciais pesquisadas pelo IBGE, cinco registraram em outubro variações positivas em relação a setembro, com destaque para veículos e motos, partes e peças (6,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%); e móveis e eletrodomésticos (2,3%).

O ramo de material de construção ficou estável. Quatro atividades tiveram desempenho negativo, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-10%).

Vendas do mês do Dia das Crianças tiveram alta de 9,2% em MS. (Foto: Arquivo)
Vendas do mês do Dia das Crianças tiveram alta de 9,2% em MS. (Foto: Arquivo)

Na comparação com outubro de 2009, todas as atividades registram aumentos. Os maiores índices foram nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (15,9%); e de móveis e eletrodomésticos (15,4%).

Em relação aos outros estados, o desempenho de Mato Grosso do Sul no País foi o 14º melhor em outubro, junto com o Rio Grande do Sul. Todas as 27 unidades da Federação tiveram resultados positivos, com destaque para o Tocantins (73%), Rondônia (28,8%) e Roraima (27,2%).

Nos siga no Google Notícias