ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Comércio lidera ranking de demissões na Capital, mas ritmo desacelera

Anny Malagolini | 05/10/2016 16:06
 (Foto: Alcides Neto)
(Foto: Alcides Neto)

O comércio varejista em Campo Grande encerrou 37 postos de trabalho formais no mês de agosto. Mas, apesar do número negativo, o setor começa a mostrar sua recuperação, levando em consideração que em julho foi demitido o dobro de trabalhadores da área, conforme aponta levantamento da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas).

Neste período, 404 trabalhadores foram admitidos e pelo menos 398 foram desligados dos postos de trabalho em agosto, o que demonstra a rotatividade da área. O funcionário demitido tem chances altas de retornar ao setor em outra função ou empresa.

Os segmentos de Combustíveis para veículos automotores, eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo, e equipamentos de telefonia e comunicação foram os que apresentaram os piores desempenhos, demitindo respectivamente 34, 23 e 21 pessoas.

Em relação a dinâmica setorial, os segmentos que mais empregaram foram os de calçados e artigos de viagem (39), produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário (25), e produtos de padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes (13).

No confronto com os últimos 12 meses, o resultado é menos otimista: Neste período 1.569 mil empregos foram cortados do setor.

"O saldo negativo menor do que o mês passado representa que o setor varejista chegou a uma certa estabilidade perante a economia em Campo Grande. Tivemos muitas demissões, que é o último estágio no corte dentro das empresas. O empresário teve que tomar medidas drásticas para se manter, e agora o cenário econômico dá sinais de equilíbrio. Vejo esse dado como exatamente prevíamos, uma melhora devagar no segundo semestre deste ano, para um crescimento em 2017. É o que nós aguardamos com expectativa", afirma o diretor jurídico da CDL, Dijalma Mazali.

O estudo também mostrou que jovens de 28 anos tiveram mais oportunidade de emprego na Capital, e a estimativa de média salarial é otimista, chega a R$ 1.137,37.

Outro do levantamento é o grau de instrução dos profissionais. Os candidatos com ensino médio completo tiveram mais chances e somaram 1.215 vagas ocupadas. Já os trabalhadores analfabetos ocuparam apenas três vagas neste período.

Quanto a previsão de empresas constituídas e extintas, temos a tendência de estabilidade no radar para os próximos 12 meses, com manutenção dos números de extinção e constituição de novas empresas. Para Setembro é estimada a criação de 458 empresas e extinção de 217, menor que agosto, que extinguiu 226 pontos. Para dezembro deste ano, a expectativa é que 265 empresas sejam extintas.

Nos siga no Google Notícias