ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Comércio varejista de MS elevou vendas em 5% no primeiro semestre

Edmir Conceição | 11/08/2011 10:34

Segundo a análise nacional do IBGE, destacam-se nas vendas do semestre os móveis e eletrodomésticos, com salto de 17,1%, atribuído ao aumento do nível de emprego da população

As vendas do comércio varejista em Mato Grosso do Sul tiveram aumento de 5% no primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa do IBGE. De acordo com o levantamento, o índice ficou abaixo da média nacional, de 7,3%.

No mês de junho a reação das vendas foi de 2,5% comparado a igual período de 2010. Foi o terceiro pior resultado no País, à frente apenas de Sergipe e Roraima.

“Percebemos que nos primeiros meses do ano os consumidores se contiveram, as medidas adotadas pelo governo federal para conter o consumo surtiram efeitos. Em maio tivemos um bom movimento e esperamos que neste mês de agosto o Dia dos Pais movimente R$ 105 milhões”, observa o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), Edison Ferreira da Silva. É preciso considerar, ainda, que houve uma acomodação, já prevista, após anos seguidos de vendas acima da média nacional em MS.

Segundo a análise nacional do IBGE, destacam-se nas vendas do semestre os móveis e eletrodomésticos, com salto de 17,1%, atribuído ao aumento do nível de emprego da população, As vendas em supermercados aumentaram 3,9% e de vestuário e calçados 7,8%. Houve aumento de 10,5% nos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e de 14,6%, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, neste caso explicado pela queda de preços de computadores e aparelhos de telefone.

Nos siga no Google Notícias