ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Comércio varejista do Estado cresce 12,8% em janeiro

Redação | 13/03/2009 16:59

Mato Grosso do Sul é um dos três Estados da Federação que apresentou maior crescimento do comércio varejista em janeiro de 2009, 12,8%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram divulgados hoje e medem o volume de comparas feitas pelos consumidores.

A pesquisa inclui bens de consumo não-duráveis (alimentos e bebidas) semiduráveis (roupas e calçados) e duráveis (veículos e eletrodomésticos). No país, o índice também é positivo, com as vendas no varejo crescendo 6%, com relação a janeiro de 2008 e 1,4% com relação a dezembro de 2008.

Os outros dois destaques positivos em volume de vendas são: Rondônia (24,1%) e Roraima (17,0%). Os Estados que tiveram o pior resulta na pesquisa são: Distrito Federal (-0,3%), Paraíba (-6,8%) e Pará (-7,8%).

A pesquisa teve como foco cada segmento do consumo e o que apresentou a maior variação positiva foi o de livros, jornais, revistas e papelaria, 23,9%. Entretanto, em função do seu reduzido peso na estrutura do comércio varejista, exerceu baixa influência no resultado da pesquisa.

Os itens que tiveram maior queda foram os da construção civil que registraram variação de

Nos siga no Google Notícias