ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Comissão da Assembleia busca reajuste de 12% na tarifa de energia

Aline dos Santos e Ítalo Milhomen | 29/03/2011 12:39

A comissão criada na Assembleia Legislativa para acompanhar o reajuste da tarifa de energia elétrica ainda busca que o reajuste neste ano fique em 12%. Inicialmente, a Enersul propôs o índice de 19,35%, que foi revisado para 17.56%.

O pedido de reajuste deve ser avaliado no próximo dia 5 de abril pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). De acordo com o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), integrante da comissão, o reajuste de 12% seria possível se a empresa concordasse em diluir parte do índice total nos próximos anos.

O parlamentar disse que vai solicitar reunião com o governador André Puccinelli (PMDB) e pedir que ele negocie com a direção da Enersul. Trad lembra que a empresa pagou em parcelas o valor cobrado a mais nas contas dos consumidores.

Segundo o deputado, do índice apresentado pela empresa, 10.8% correspondem ao IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), 3.84% a custos variáveis e o restante corresponde a encargos federais. Para Trad, é possível diluir os custos variáveis nos próximos reajustes.

A comissão viaja na próxima semana para Brasília. O grupo é formado pelos deputados Dione Hashioka (PSDB), George Takimoto (PSL), Paulo Côrrea (PR) e Mara Caseiro (PTdoB).

Nos siga no Google Notícias