ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Compra coletiva dá desconto e vantagens ao consumidor

Redação | 19/11/2010 16:52

Em época de final de ano, a dificuldade (e também a diversão) da maioria das pessoas acontece na hora das compras de presentes de Natal. Talvez pelo tumulto de lojas cheias e os preços um tanto "salgados", a guerra é pelo melhor preço, mas com produtos de qualidade.

Há algum tempo, as compras pela internet vieram com a proposta de comodidade e variedade para os consumidores. A novidade em Campo Grande são os sites de compras coletivas.

A capital de Mato Grosso do Sul vive o "boom" destes endereços da internet, que oferecem produtos e serviços a preços bem abaixo do mercado, mas com prazo para término da oferta. Somente na última semana, quatro endereços foram ativados em Campo Grande.

A compra coletiva funciona da seguinte forma: um site anuncia uma promoção (normalmente com preços com, no mínimo, 50% de desconto), que deve ter uma quantidade mínima de compradores. A compra da oferta deve acontecer por um período, média de 48 a 72 horas. Quando o grupo de compra alcança o limite estipulado pelo vendedor, todos conseguem um cupom para retirar o produto ou serviço.

"A vantagem da compra coletiva é para todos os envolvidos. O grande benefício para quem compra são os preços muito baixos e a comodidade de comprar em casa, com segurança e garantia. E para quem vende, pode fidelizar o cliente, oferecer promoções exclusivas e aumentar seu lucro", explica Renato Koshyiama, um dos criadores do pioneiro site de compras de Mato Grosso do Sul, o Poupe Grande.

Renato é publicitário e morava em São Paulo, onde os sites de compras coletivas funcionam há mais tempo. "Quase não acreditei que ainda não tinha isso em Campo Grande. Montei com um sócio e em 1° de setembro lançamos a primeira oferta, um kit de um espaço de paintball (guerra de armas de tinta)".

O dono do Poupe Grande conta que o produto mais vendido nestes 70 dias foi um casadinho, serviço de manicure e pedicure em um famoso salão. "De R$ 31,00 o pé e mão saiu por R$ 9,90", diz Renato.

Antes de participar das promoções, o cliente deve se cadastrar em sites de pagamento digital, devidamente registrados e que validam as compras realizadas. No caso de uma oferta não atingir o número mínimo de compradores no período de tempo determinado, o valor é devolvido.

Atualmente, os sites de compra coletiva oferecem como forma de pagamento o cartão de crédito e a transferência bancária. No Poupe Grande, também é possível pagar as ofertas compradas com boleto bancário. Cada oferta registra o numero de compradores e as intenções de compra, quando uma pessoa clica na oferta, mas não conclui o pagamento.

Para o Natal, Renato adianta que serão disponibilizados de cinco a 10 ofertas por semana, em produtos e serviços como estética, alimentação e diversão, além de lojas e vale-presentes.

Concorrência

Nos siga no Google Notícias