ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Compras a prazo diminuem e indicam queda nas vendas de Natal

Caroline Maldonado | 26/12/2014 17:03
Cerca de 12% das vendas de Natal resultam em trocas no setor de vestuário, em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)
Cerca de 12% das vendas de Natal resultam em trocas no setor de vestuário, em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

Neste Natal, o número de vendas a prazo caiu no comércio de Campo Grande, em relação ao mesmo período de 2013. A constatação é da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), que registrou queda de 1,7% nas consultas SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 1º a 24 de dezembro, na comparação com as de 2013.

Pesquisa de intenção de compra, realizada pela faculdade Estácio de Sá com apoio da ACICG, comprova o interesse da maioria pelas compras à vista. O levantamento indicou que 61% dos entrevistados pretendiam comprar à vista.

Na avaliação do presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, os descontos oferecidos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) são fatores que influenciaram na decisão ​do consumidor de quitar as despesas à vista.

"O comércio que ofereceu mais vantagens para quem preferia pagar à vista, provavelmente teve melhores resultados. A inflação e as taxas de juros fizeram com que as pessoas reduzissem as compras a prazo para começar 2015 com menos despesas", analisa.

Dia nacional da troca - Passado o Natal, o comércio aguarda o momento em que os consumidores voltam às lojas para trocar produtos. Com isso, os lojistas esperam realizar mais vendas àqueles que fazem a troca. Segundo o diretor da ACICG, Omar Aukar, aproximadamente, 12% das vendas de Natal resultam em trocas no setor de vestuário.

Nos siga no Google Notícias