ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Confiança do empresário do comércio campo-grandense cai no mês de maio

Ana Paula Carvalho | 01/06/2011 19:50

Em comparação a abril, maio registrou queda no Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Campo Grande, segundo pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Ainda de acordo com os dados, apesar da percepção mais negativa da atividade econômica, os níveis de estoque e o indicador de contratação de funcionários melhoraram na Capital.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e do Instituto Fecomércio de Mato Grosso do Sul, Edson Ferreira de Araújo, a melhora nas contratações e no estoque de deram devido a “perspectiva de futuro otimista dos empresários”.

Em maio, a queda mais expressiva, de 13,1%, foi no índice que avalia as condições atuais da economia de uma forma geral. Nas condições atuais do comércio, especificamente, a queda no índice – que vai de 0 a 200 ficou em 99,4 – foi de 9,4%

Quando questionados da situação atual do setor, 46,8% dos empresários apontaram ligeira melhora enquanto 42,2% disseram que piorou um pouco. Já 6,9% dizem que as condições pioraram muito e somente 4% afirmam ter melhorado muito. Quando a pergunta é voltada à condição da empresa em si, as respostas são mais otimistas. Apontam melhoras significativas 17,3% e melhoras brandas 60%.

Otimistas– Apesar de atravessar um período difícil, a expectativa para o setor é boa. Para 20,9% a tendência é de melhorar muito e 62,6% esperam que pelo menos a situação melhore um pouco. Apenas 16,4% esperam dias piores, taxa que cai a 8,1% quando o que está em questão é a condição da empresa.

Com boas perspectivas, 70,9% das empresas os entrevistados esperam contratar mais funcionários, sendo que 4,3% devem aumentar o quadro significativamente, enquanto outras 29,1% falam em demissão.

Além disso, o nível de investimento das empresas aumentou 9,8% em maio, 64% dos entrevistados disseram que estão investindo mais. A disposição em renovar estoque também aumentou, o índice subiu 29,3%.

Nos siga no Google Notícias