ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Confrontos marcam referendo realizado na Bolívia hoje

Redação | 04/05/2008 16:59

Pelo menos 20 pessoas feridas e uma morta é o resultado ater agora do tumultuado dia vivido na Bolívia, país vizinho a Mato Grosso do Sul, durante a realização do referendo no departamento de Santa Cruz para decidir sobre a ampliação da autonomia regional em relação ao governo de La Paz. A informação é das agencias internacionais, a partire da televisão ATP, da Bolívia, e dos jornais bolivianos.

A maior quantidade de feridos foi registrada durante um confronto campal, com pedras e paus, entre simpatizantes do presidente Evo Morales e grupos autonomistas do bairro de Plan 3.000, na capital Santa Cruz de La Sierra. Os choques ocorreram após a decisão dos habitantes desse bairro de destruir as urnas instaladas para a votação, que foi suspensa temporariamente.

Também foram registrados feridos na localidade de Yapacani, outro reduto dos sindicatos leais a Morales, no qual o referendo foi suspenso após camponeses atacarem os recintos de votação.

A polícia, conforme as informações divulgadas pela imprensa boliviana, usou balas de borracha durante confronto com defensores da autonomia

O porta-voz do Governo, Ivan Canelas, advertiu neste domingo, em um primeiro relatório, que o dia começou "manchado pela violência", e atribuiu os conflitos aos grupos radicais autonomistas. Já o governador de Santa Cruz, Ruben Costas, responsabilizou os seguidores de Morales pelos incidentes e enfrentamentos.

A votação está sendo organizada pela Corte Eleitoral Departamental de Santa Cruz. Cerca de 900 mil eleitores eram esperados às urnas, mas o voto não é obrigatório. A contagem já começou.

(Com informações da Folha On Line e do jornal El Deber).

Nos siga no Google Notícias