ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Conselho de consumidores pedirá reconsideração de reajuste da energia à Aneel

Angela Kempfer | 06/04/2011 11:23

Em reunião na manhã de hoje, entidades que integram a Conselho de Consumidores da Enersul decidiram que vão acionar a Aneel e pedir a reconsideração sobre o índice de reajuste da tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul.

Segundo o Concen, a reavaliação é prevista no processo de reajuste anual das concessionárias. A ideia é apresentar novos cálculos que comprovem a possibilidade de reduzir a tabela contábil apresentada pela Enersul como justificativa para o aumento de 18,47% aos consumidores residenciais e de baixa tensão.

Contando com os grandes consumidores , da alta tensão, que são apenas 6 no Estado, o aumento médio é de 17,49%.

Durante o encontro desta manhã, que teve participação da Fecomércio, Famasul e Fiems, representantes da indústria e do comércio garantiram que não têm como sobreviver diante de tamanho reajuste.

Na avaliação do Concen, todo esse impacto decorre do erro que a Enersul cometeu em 2003, com cobrança abusiva por 5 anos, por isso, a empresa deveria buscar alternativas para impacto menor ao consumidor.

Desde 2008, é feita devolução, parcelada, de R$ 190 milhões aos consumidores, ressarcimento que acaba agora e significa fim desconto mensal nas contas de energia e conseqüente aumento nos gastos das famílias e empresários.

Dia 15 de março, a entidade protocolou carta na Aneel, sobre a preocupação com índice de reajuste deste ano. A resposta só chegou na quinta-feira passada, lembrando da possibilidade de pedido de revisão após a homologação do valor de aumento.

Na sexta-feira, os 18,47% devem ser homologados e então o Concen entrará com pedido de revisão.

Nos siga no Google Notícias