ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Conselho vai recorrer de decisão da Aneel na Justiça

Redação | 08/04/2008 16:09

O Concen (Conselho dos Consumidores de Energia Elétrica) vai entrar em até dez dias com recurso na Justiça contra a decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de reduzir as tarifas de luz de Mato Grosso do Sul em percentuais médios de 7,18%. O índice corresponde a valores cobrados a mais pela Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) desde a revisão tarifárica autorizada pela agência de regulação em 2003.

Na tarde desta terça-feira, os integrantes do Concen deram uma entrevista coletiva na Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) para expor o porquê do ingresso do recurso. Os integrantes do conselho são unânimes em discordar da forma de devolução dos valores cobrados a mais pela Enersul porque, além do parcelamento, no emaranhado de números apresentados pela Aneel, pela concessionária e por técnicos, foi constatado que o montante de dívida admitido é menor, bem menor que realmente o que a empresa deveria aos consumidores.

Segundo o integrante do Concen, Jenner Ferreira, os cálculos da Aneel admitem que a Enersul deve aos consumidores apenas R$ 151 milhões, mas a forma como chegaram a esse calculo é questionada. A agência de regulação não teria analisado outros aspectos no questionamento na época de majoração da tarifa que são: o nível salarial aplicado na empresa; os escritórios informados e que não existem; a remuneração dos acionistas e os valores atribuídos a perdas não técnicas, que ficam acima da margem apontada por empresas do mesmo setor.

Nos siga no Google Notícias