ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Consumidor de Campo Grande está mais pessimista, revela pesquisa

Marta Ferreira | 26/05/2014 16:21
Intenção de compras por parte dos consumidores caiu em Campo Grande. (Foto: Marcelo Victor)
Intenção de compras por parte dos consumidores caiu em Campo Grande. (Foto: Marcelo Victor)

O campo-grandense está desanimado para as compras. É o que indica o índice de ICF (Intenção de Consumo) entre as famílias, que atingiu o menor nível histórico desde 2010, quando a pesquisa começou a ser divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Neste mês, o indice ICF atingiu 118 pontos, frente a 127,2 em abril, quando já estava em queda. Para o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul), Edison Araújo, o momento é de cautela para os clientes. “O consumidor está com o pé no freio, diante da Copa e também das incertezas do momento”, define.

“A percepção da inflação também faz com que as pessoas retraiam a intenção de consumo, tendo em vista a redução no poder de compra dos salários”, complementa.

O consumidor está menos otimista, revela o levantamento. Em maio, apenas 45,3% dos entrevistados disseram que se sintam mais seguros em relação ao emprego, na comparação com igual período do ano passado. Outro dado que revela temor entre os entrevistados é que, no mês passado, 69,7% esperavam melhoras profissionais para os próximos seis meses e agora em maio o índice caiu a 59,1%.

Outra percepção que está mais pessimista é em relação à renda. Em maio 47% apontaram que está melhor que em 2013 e em abril este índice era de 55,7%, conforme os dados da CNC. O reflexo disso é que o índice de famílias que está consumindo mais caiu de 34,9% a 30,7%.

Nos siga no Google Notícias