ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Consumidor será reembolsado por má qualidade na energia

Redação | 14/12/2009 08:26

A má qualidade nos serviços prestados pelas concessionárias de energia elétrica resultará em compensações financeiras aos consumidores, através das contas já a partir de janeiro de 2010.

Conforme reportagem veiculada pelo jornal O Globo, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu, ao invés de cobrar multa, adotar o novo sistema, pelo qual as distribuidoras terão que repassar diretamente ao consumidor, na conta de luz, a compensação pelas falhas no serviço.

Hoje são usados dois índices coletivos como parâmetros: o DEC (Duração Equivalente de Continuidade), que registra quantas horas em média, por ano, o consumidor brasileiro fica às escuras; e o FEC (Frequência Equivalente de Continuidade), que calcula o número de vezes que falta luz em determinada região.

Quando o padrão é descumprido as empresas têm de pagar multa, mas 90% dos valores pagos são usados pelo Tesouro em subsídios ao programa de universalização da energia para a baixa renda e só 10% restantes são repassados para os consumidores.

Pelas novas regras, segundo o superintendente de Regulação da Distribuição da Aneel, Paulo Henrique Silvestri Lopes, as multas ficarão 30% mais caras. "Estamos percebendo que a qualidade tem piorado. Estamos apertando mais porque as concessionárias precisam melhorar seus serviços. Agora, todo o valor da multa vai para o consumidor. O objetivo não é aumentar as multas, mas melhorar a qualidade da energia que o cliente recebe", disse.

Nos siga no Google Notícias