ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Consumidor tem “poder” para mudar tarifa de energia, diz palestrante

Elverson Cardozo | 28/06/2012 17:08
Presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Salles. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Salles. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Palestrante na audiência pública do Concen (Conselho de Consumidores da Enersul), realizada em Campo Grande na tarde desta quinta-feira (28), o presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Salles, afirmou que o consumidor, antes de cobrar a redução de impostos, precisa entender como funciona a estrutura das concessionárias de eletricidade.

“É importante que os consumidores compreendam isso para que eles entendam a capacidade de influenciar no serviço que está sendo prestado”, disse. Conhecimento que, segundo Salles, vai além de enxergar o nome da empresa na conta.

E esse “poder” vai além. Os consumidores podem, sim, influenciar nas decisões da concessionária. Sinalizar para o órgão regulador qual a equação desejável entre qualidade e tarifa está entre as propostas.

Mas o consumidor também precisa estar ciente de que a qualidade, sempre possível, onera os serviços. “Quanto mais acentuada a melhora, maior o custo para que se atinja isso, maior os investimentos que tem que ser feitos e mais cara é a tarifa”, declarou.

Salles explicou ainda que quem estabelece as regras é a agência reguladora, mas a população pode questionar a atuação do órgão. Uma audiência pública como a que aconteceu hoje é o caminho para essa manifestação.

“Aqui é o momento dos consumidores se manifestarem”, disse. “Ninguém melhor que o consumidor para ajudar a concessionária a entender e implementar”, acrescentou.

A compreensão e envolvimento da sociedade na questão seria um grande passo para o avanço em busca da mudança. Para o presidente da Fecomércio, Edson Araujo, a preocupação em reverter esse cenário não deve ser apenas do poder público.

“Se o consumidor de energia elétrica não gritar, o governo vai reduzir o imposto naquele setor que gritou e depois vai dizer que do setor elétrico não vai ter como reduzir”, pontuou.

Audiência pública reuniu pouco mais de 100 pessoas. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Audiência pública reuniu pouco mais de 100 pessoas. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Impostos – Claudio Salles explicou que a tarifa de eletricidade está ligada a outros quatro segmentos: A geração de energia, transmissão, distribuição e encargos. Somados, os três primeiros componentes representam 55% da tarifa média nacional.

Os outros 45% são cobranças de impostos. “Não é à toa que imposto se chama imposto. É porque ele nos é imposto”, disse.

Evento - A audiência pública do Concen aconteceu no auditório da Unaes, em Campo Grande. O evento tinha o objetivo de colher informações, sugestões, críticas ou propostas relacionadas à atuação e representatividade das entidades integrantes do Conselho.

O encontro reuniu pouco mais de 100 pessoas, entre funcionários da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), convidados e representantes de entidades como a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Associação Brasileira dos Engenheiros Eletricistas), Procon, Instituto Federal e Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos).

Nos siga no Google Notícias