ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Consumo de energia em 2012 deve crescer na mesma proporção que o PIB

Marta Ferreira | 15/02/2012 18:34

Brasília - O consumo de energia elétrica no país deve crescer 4,5% em 2012 em relação ao ano passado. É o mesmo percentual previsto pelo governo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano. Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, em 2011 foram consumidos 422.902 gigawatts-hora e a previsão para este ano é de consumo de 442.012 gigawatts-hora.

Para as residências, o aumento do consumo foi estimado em 4,4%. Para o setor industrial, o crescimento deve ficar em 4,7%, enquanto o comércio deve consumir 5,1% a mais este ano. O crescimento do consumo em 2011 relativo a 2010 foi 3,6%. Tolmasquim participou hoje (15) da reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Segundo Tolmasquim, o aumento do consumo este ano será puxado pela retomada do crescimento da produção industrial e pelo contínuo aumento da renda da população, que acaba comprando mais equipamentos elétricos e eletrônicos. Ele garante que os sistemas de geração e transmissão de energia estão preparados para suportar esse crescimento, pois estão operando abaixo da capacidade. “Estamos com sobra de energia e torcendo para que tenha crescimento [de consumo], para poder absorver essa energia excedente”.

Nos siga no Google Notícias