ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Consumo de gás natural caiu 7,7% com a crise econômica

Redação | 16/01/2009 22:59

Diariamente, o consumo de gás natural em dezembro ficou abaixo da média registrada nos últimos meses. A Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) informa que o consumo de gás natural no Brasil atingiu pouco mais de 43 milhões de metros cúbicos, fator que ocasionou uma diminuição de 7,7% em relação a novembro.

A redução acentuada de 4 milhões de metros cúbicos diários de um mês para o outro foi puxada, principalmente, pela crise econômica, fazendo com que a produção industrial recuasse em cerca de 14%, ocasionando uma redução de 20,88% na demanda das indústrias de gás natural.

Esse cenário se tornou crítico também devido ao desabastecimento de gás no Estado de Mato Grosso pela de fim de ano somado ao desabastecimento de gás natural no Estado do Mato Grosso pela YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos) e ao rompimento do Gasoduto Bolívia-Brasil em Santa Catarina, bloqueando o envio de gás aos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com exceção dos segmentos industrial e de co-geração, todos os outros setores apresentaram crescimento em relação a novembro. O mais expressivo foi o mercado térmico que consumiu 14,4 milhões de metros cúbicos, o que representa crescimento de 21,42%. Na seqüência, estão os segmentos comercial, automotivo e residencial que apresentaram aumento de, respectivamente, 3,66%, 1,24% e 0,44%.

O Brasil conta atualmente com 16.829,3 quilômetros de rede de distribuição. E mais de 1 milhão e 437 mil clientes usufruem dos benefícios do gás natural, seja no segmento industrial, comercial, residencial ou automotivo.

Nos siga no Google Notícias