ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Conta de energia para clientes de MS fica 7,19% mais cara a partir de hoje

Renata Volpe Haddad | 08/04/2016 08:32

Começa a valer nesta sexta-feira (8) o reajuste de 7,19% da energia elétrica, efeito médio a ser sentido pelos 970 mil unidades consumidoras de Mato Grosso do Sul, atendidas pela concessionária Energisa. O reajustamento foi aprovado na terça-feira (5) pela Aneeel (Agência Nacional de Energia Elétrica), durante Reunião Pública de Diretoria.

Durante reunião Pública de Diretoria com a Aneel na terça-feira (5), o reajuste é de 7,38%, mas o efeito médio para os consumidores é menor, conforme a Energisa.

De acordo com o contrato de concessão, no cálculo do reajuste, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. É levada em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

Em 2015, o reajuste chegou a quase 32%, sendo 3,22% do anual e 27,9% do aumento extraordinário, feito devido a crise hídrica que obrigou a geração de energia por meio das termelétricas, que tem custo maior.

Os percentuais de cobrança são definidos por classe de tensão. A conta de consumidores de alta tensão, que são as indústrias, sofrerá alta média de 6,75%, enquanto que os de baixa tensão sofrerão aumento de 7,40% (residencial e subclasse, baixa renda e rural).

Nos siga no Google Notícias