A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 26 de Setembro de 2016

08/04/2016 08:32

Conta de energia para clientes de MS fica 7,19% mais cara a partir de hoje

Renata Volpe Haddad

Começa a valer nesta sexta-feira (8) o reajuste de 7,19% da energia elétrica, efeito médio a ser sentido pelos 970 mil unidades consumidoras de Mato Grosso do Sul, atendidas pela concessionária Energisa. O reajustamento foi aprovado na terça-feira (5) pela Aneeel (Agência Nacional de Energia Elétrica), durante Reunião Pública de Diretoria.

Veja Mais
Agência nacional projeta reajuste de 7,19% na conta de energia em abril
Contas de luz terão bandeira verde em abril, sem acréscimo para o consumidor

Durante reunião Pública de Diretoria com a Aneel na terça-feira (5), o reajuste é de 7,38%, mas o efeito médio para os consumidores é menor, conforme a Energisa.

De acordo com o contrato de concessão, no cálculo do reajuste, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. É levada em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

Em 2015, o reajuste chegou a quase 32%, sendo 3,22% do anual e 27,9% do aumento extraordinário, feito devido a crise hídrica que obrigou a geração de energia por meio das termelétricas, que tem custo maior.

Os percentuais de cobrança são definidos por classe de tensão. A conta de consumidores de alta tensão, que são as indústrias, sofrerá alta média de 6,75%, enquanto que os de baixa tensão sofrerão aumento de 7,40% (residencial e subclasse, baixa renda e rural).

Agência nacional projeta reajuste de 7,19% na conta de energia em abril
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) projeta aumento de 7,19% na conta de energia de Mato Grosso do Sul. O reajuste tarifário anual passa a...
Contas de luz terão bandeira verde em abril, sem acréscimo para o consumidor
A partir de 1º de abril, a bandeira tarifária das contas de energia elétrica será a verde e não haverá nenhum acréscimo de valor para os consumidores...
Com bandeira verde, energia deve ficar mais barata a partir de abril
A partir de abril, o consumidor deverá pagar menos pela energia. A redução será possível com a adoção da bandeira verde no sistema de bandeiras tarif...
Com bandeira tarifária mais barata, preço da conta de luz pode cair em fevereiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (29) que a bandeira tarifária que será aplicada para o próximo mês continua sendo a verm...



Engraçado que minha leitura deveria ser realizada no dia 04, como ocorre todo mês, e até agora a Energisa não realizou. Acredito que seguraram de propósito para poderem lançar o consumo que fechou este mês já com reajuste, sendo que se fizessem a leitura na data correta, só pagaria a mais no mês que vem.
 
Helder Nobre em 08/04/2016 09:15:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions