ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Conta de luz vai subir de 9,4% a 14,1%, abaixo do pedido pela Enersul

Marta Ferreira | 06/05/2014 09:25
Tarifa de luz vai ter aumento de 9,40% a 14,11% em MS (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)
Tarifa de luz vai ter aumento de 9,40% a 14,11% em MS (Foto: Cleber Gellio/Arquivo)

O reajuste anual na tarifa de energia vai ficar entre 9,40% e 14,1% para os clientes da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul). A decisão é da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que realizou reunião na manhã de hoje. O percentual é menor do que o solicitado pela empresa, que era de 16,10%.

O aumento começa em 9,40 para quem paga tarifa social, será de 9,8% para os clientes residenciais que não são beneficiados pela tarifa e, para os consumidores de alta tensão, que incluem os grandes clientes como a indústria, o reajuste será de 14,11%, segundo a assessoria de imprensa da Aneel.

O aumento é retroativo ao mês de abril, quando ocorre a recomposição tarifária todos os anos, desde que a Enersul foi privatizada. A reunião chegou a ser marcada, para o dia 7 de abril passado, mas uma liminar da Justiça Federal impediu a realização da sessão, acatando o argumento de que não foram cumpridos prazos determinados em normativa da própria agência.

Na semana passada, no dia 30, o TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª região), com sede em São Paulo, julgou recurso da Aneel e aceitou o argumento do órgão de que os prazos já foram cumpridos, revogando a liminar concedida no dia 7 de abril. Com a decisão favorável, foi marcada para hoje a sessão.

O deputado estadual Marcos Trad (PMDB), que entrou com a ação que suspendeu o processo, fez, durante a reunião, a sustentação de um aumento menor do que o solicitado pela Enersul, em razão das medidas anunciadas em abril pela presidente Dilma Rousseff (PT), que reduziram o valor da tarifa, em 18% para os consumidores residenciais.

O percentual aprovado para o Estado é um dos menores entre as companhias que tiveram reajuste recentemente. Em outros estados, a Aneel concedeu reajuste de até 22,64%.

A Enersul está sob o comando do grupo Energisa, desde o dia 11 de abril, depois de enfrentar uma crise financeira que colocou a empresa sob intervenção da Aneel e depois à venda. A empresa tem 909 mil clientes, em 74 municípios sul-mato-grossenses.

Nos siga no Google Notícias