ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Contra impostos, comerciantes darão desconto no Dia de Respeito ao Contribuinte

Francisco Júnior | 21/05/2012 10:47

Para protestar contra a carga tributária brasileira, no próximo dia 25, comerciantes de Campo Grande e Dourados irão dar descontos nos produtos no valor correspondente ao imposto estimado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário). Na sexta-feira será comemorado também o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte instituído pelo Governo Federal através da Lei nº 12.325/2010.

Participaram da ação, somente os estabelecimentos previamente cadastrados pela organização do evento, em sua maioria restaurantes e supermercados, e pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, em três postos de combustível, sendo dois em Campo Grande e um em Dourados, que juntos comercializaram 15 mil litros de gasolina sem o repasse do custo do imposto ao consumidor.

Segundo o Instituto, a alta carga tributária consome aproximadamente 40% de tudo o que é produzido no Brasil.

A ação vai acontecer em várias cidades brasileiras. Em Mato Grosso do Sul, a organização está sob o comando da CDL Jovem de Campo Grande, Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande e CDL Jovem de Dourados. Participam ainda da realização do evento, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), CDLCH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande), CDL Dourados (Câmara de Dirigentes Lojistas de Dourados), OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lojas de Conveniência e Lubrificantes do Estado de Mato Grosso do Sul).

Para o Coordenador do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos em Mato Grosso do Sul, Sullivan Vareiro, a ação é uma maneira de conscientizar o valor elevado dos produtos é culpa da elevada carga tributária. “Através da conscientização e cobrança por parte da sociedade aos seus governantes e representantes, irá fazer que os governos entendam a necessidade de diminuir os seus gastos, ao invés de elevar a carga tributária. Este é o espírito do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos, promovido mais uma vez no próximo dia 25 de maio.”

Nos siga no Google Notícias