ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Contribuição de empresas ligadas ao terceiro setor vence no dia 31 de janeiro

Priscilla Peres | 21/01/2016 14:32

Empresas ligadas ao comércio ou ao setor de serviços têm até o dia 31 de janeiro para pagar a contribuição sindical. O valor é anual e progressivo, dependendo do capital de cada empresa. Em Mato Grosso do Sul, 35 mil empresas do setor terciário devem efetuar a contribuição.

As guias são enviadas para as empresas e a emissão também pode ser feita pelo site da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul). O recolhimento da contribuição sindical é previsto pela Consolidação das Leis Trabalhistas.

O assessor sindical da Fecomércio MS, Fernando Camilo, explica que a divisão do montante recolhido se dá desta maneira: 20% são para governo federal; 5% para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); 15% para a respectiva Federação e 60% para os Sindicatos.

“A contribuição se reverte ao crescimento sustentável da economia e por consequência da própria empresa, porque é aplicada em pesquisas de mercado, atendimento prestado pelos sindicatos e ações de representatividade que vão garantir a defesa dos interesses de nossos representados”, explica o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.

Empresas que descumprirem o prazo, estão sujeitas à incidência de multa de 10%, além de encargo de 2% por atraso no mês subsequente e juros de 1% ao mês. A fiscalização é feita pelo Ministério do Trabalho e, em caso de descumprimento, ainda é aplicada multa que pode chegar a R$ 5 mil. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3311-4435 e 3311-4434.

Nos siga no Google Notícias